Cultura, Póvoa de Lanhoso

Primeira Mostra de Teatro da Póvoa de Lanhoso foi um sucesso

Limpezas Maria da Fonte - Club teatro CMPLA I Mostra de Teatro da Póvoa de Lanhoso, que decorreu durante seis dias, encerrou o trabalho realizado ao longo do ano letivo com chave de ouro. Tendo por principal objetivo a formação na área do teatro, mais de 60 formandos foram trabalhando as nove apresentações que subiram ao palco nestes dias. Esta foi a melhor forma de apresentar ao público o resultado final do seu percurso formativo.

Maíra Ribeiro, encenadora e responsável pela implementação deste projeto, referiu que “a iniciativa não pretendia apenas mostrar o trabalho realizado nas nossas oficinas de teatro, mas também fazer ligação com a comunidade local e académica” e foi neste enquadramento que se envolveram os finalistas do curso de teatro da Universidade do Minho, bem como a Associação de Apoio ao Deficientes Visuais do Distrito de Braga.

Manuel Baptista, presidente da autarquia, destaca “o gosto pelo teatro que sempre foi uma característica dos Povoenses e que pretendemos continuar a estimular. Esta mostra de teatro é precisamente o resultado do envolvimento da comunidade, jovens e menos jovens, muito bem coordenados pela encenadora Maíra Ribeiro, apresentaram espetáculos de enorme qualidade. Esta é parte da estratégia cultural que estamos a seguir. Queremos valorizar o talento dos Povoenses que gostam de teatro e queremos também trazer novos públicos ao nosso Theatro Club. Estão todos de parabéns pois o resultado de um ano de trabalho enche todos de orgulho”.

De realçar ainda que a receita alcançada ao longo dos espetáculos foi doada à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

Os espetáculos que subiram ao palco do Theatro Club.

24 JUNHO 2015 | 21H30

[B]Urro!

Club de Teatro – Social Angels

Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso

Texto: Maíra Ribeiro e alunos do P32

Encenação: Maíra Ribeiro

Urro: diz-se do rugido ou som forte emitido por alguns animais, um berro que pode alcançar longas distâncias. Mas esta palavra pode perder toda a sua simbologia de força, se uma simples letra lhe for acrescentada, se um simples rótulo lhe for aplicado. Alunos de categoria B, inferiores, Burros, que veem a sua imagem e o seu futuro posto em causa toda vez que dizem: sou de um curso profissional. Este espetáculo é um exercício de cidadania, é uma tentativa de dar fôlego ao urro destes jovens do ensino profissional. A luta na selva do mercado de trabalho para os jovens em Portugal já é, por si só, ameaçadora. Com a etiqueta do preconceito, poderá ser intransponível.

 

25 JUNHO 2015 | 21H30

Licenciatura em Teatro

Universidade do Minho

Encenação: Jorge Andrade (Mala Voadora)

A primeira turma de alunos da Licenciatura em Teatro, da Universidade do Minho, subiu ao palco com o exercício de final de curso. Estiveram na Póvoa de Lanhoso em fevereiro no âmbito do VIVARTE, programa de residências artísticas, promovidas pelo Theatro Club.

 

26 JUNHO 2015 | 21H30

Limpezas Maria da Fonte

Club de Teatro CMPL

Texto: Maíra Ribeiro e R. M. Cruz

Encenação: Maíra Ribeiro

Após o sucesso da peça “1514”, este grupo apresentou a primeira parte da comédia “Limpezas Maria da Fonte”. O trabalho, ainda em construção, terá sua estreia oficial a 24 de setembro. O grupo atualmente conta com 10 elementos, entre jovens povoenses e funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

 

27 JUNHO 2015 | 16H00

Animais artistas numa aventura

Clubinho 7-9 anos (A)

Texto adaptado: Maíra Ribeiro e Inês Matos (Os músicos de Bremen, de Irmãos Grimm)

Encenação: Maíra Ribeiro

Há muito tempo, em terras longínquas, um burro desempregado, um cachorro meio velho, um gato desprezado e um galo sem esperança, reencontraram a alegria na companhia um do outro. Unidos, os quatro amigos, lutaram pelos seus ideais de justiça e um mundo melhor, e mostraram que a inteligência, a amizade e a união, mesmo entre os mais fracos e diferentes, podem triunfar.

 

27 JUNHO 2015 | 21H30

Mortos Vivos

Clubinho 10-14 anos (A)

Texto adaptado: Maíra Ribeiro (Os Mortos Vivos, de Ivana Andrés e Luciano Luppi)

Encenação: Maíra Ribeiro

Rodrigo Menezes, ator, morre e é transferido para a ala dos mortos vivos, um local onde as pessoas, de tanto serem lembradas e idolatradas, não conseguem dormir, pois a cada minuto alguém puxa-lhe a perna. Encontra-se com seus compatriotas António Variações e Amália Rodrigues. Rodrigo Menezes visita as várias alas que existem no local e depara-se com personagens como: Hitler, Napoleão, Cleópatra, Joana D’Arc, Picasso, Fernando Pessoa, e outros. Todos com o mesmo problema – alcançar o sono eterno.

 

28 JUNHO 2015 | 16H00

O palhaço e o nariz

Clubinho 7-9 anos (B)

Texto adaptado: Maíra Ribeiro e Inês Matos (O palhaço e o nariz, autor desconhecido)

Encenação: Maíra Ribeiro

Era uma vez um palhaço muito engraçado, e muito bonzinho. As crianças adoravam ir ao circo só para ouvir suas anedotas e cair na gargalhada. Porém, num dia de espetáculo, apareceu um Diabinho que o convenceu de que o seu nariz era feio. O palhaço começou à procura de outros narizes, tornou-se triste e perdeu toda a piada. Até que um dia, encontrou um nariz perfeito!

29 JUNHO 2015 | 21H00

A semente da verdade

Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga

Texto: lendário conto chinês

Na nossa I Mostra de Teatro, o nosso grupo convidado é composto por atores invisuais que frequentam a AADVDB. A pequena lenda que apresentam reforça o quanto dizer a verdade traz boas recompensas.

 

29 JUNHO 2015 | 21H30

Colcha de Retalhos

Club da Memória

Compilação de textos: Maíra Ribeiro

Encenação: Maíra Ribeiro

Um ano cheio de memórias. Uma vida para recordar. Este espetáculo é feito disso, das memórias recortadas e reposicionadas, costuradas como numa colcha de retalhos. Textos, músicas, dotes, tudo o que sabemos fazer e que gostamos e que constrói a pessoa que somos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *