Cultura, Évora, Sociedade

Segunda edição do Cenas ao Sul anima o verão de Évora

Cenas ao Sul_Acordo_2Foi assinado o acordo de colaboração que permite viabilizar a II edição do Festival Cenas de Sul – Encontros com Luz, Formas, Sons e Afetos. O documento assinado entre a Câmara Municipal de Évora, a Entidade Regional de Turismo e as Juntas de freguesia urbanas, nomeadamente a União de Freguesias de Évora (Centro Histórico), União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde e União de Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras permite um investimento de 80 mil euros para a realização deste programa de animação cultural.

Na cerimónia de assinatura, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Eduardo Luciano, destacou que “esta edição do Cenas ao Sul foi conseguida através do empenho dos parceiros envolvidos, com vontade de dar continuidade ao projeto, numa versão mais modesta que a anterior”. Deixou ainda o compromisso de que “em 2016 e 2017 irão voltar a reunir-se esforços para a apresentação de uma candidatura conjunta, permitindo que Évora possa oferecer um programa de animação cultural, durante os meses de verão”.

O Presidente do Turismo do Alentejo – ERT, Ceia da Silva, salientou que “em 2014, Évora contabilizou 300 mil dormidas e o Cenas ao Sul, para além de dar resposta aos operadores que investiram na área do turismo no concelho, pretende também ir ao encontro das expetativas de quem visita Évora”.

A Presidente da União de Freguesia de Bacelo e Sra. da Saúde, Gertrudes Pastor, em nome das três uniões de freguesia que integram o projeto, frisou que “assumimos este acordo dentro do quadro de competências que cabe legalmente às juntas, concretamente no que se refere ao apoio a projetos na área da cultura. A nossa participação visa cumprir esse dever de promover a produção de atividades culturais no concelho”. A realização de eventos nas freguesias fora do centro histórico é uma aposta reforçada na edição de Cenas ao Sul deste ano.

O programa de animação do património cultural Cenas ao Sul realizou-se – em estreia – pela primeira vez no verão passado, tendo proporcionado mais de uma centena de espetáculos à população e visitantes da cidade, e que incluíram música, teatro, dança, performance, exposições, debates, workshops e artes de rua.

O Cenas ao Sul ’15 arranca, oficialmente, esta sexta-feira (dia 10), com a realização e visualização de dois espetáculos em parceria com outros festivais. Às 21h30, o Palácio do Barrocal – Delegação do INATEL – recebe a transmissão em direto, através da RTP 2, do concerto de música clássica “Diálogo com o Oriente”, inserido Festival ao Largo, que acontece em Lisboa, no Largo de São Carlos. Mais tarde, às 22h, no Largo Marquês de Marialva (Sé), vamos poder assistir ao espetáculo “Entre Cante e Piano” – uma música do Alentejo, numa partilha com o Festival “Vozes e Gestos da Terra Chã”, que decorre nas localidades de Évora, Estremoz e Serpa.

A exemplo da edição anterior, este ano as atividades de animação decorrem durante os meses de Julho, agosto e Setembro. O programa, ainda em construção, promete animar as tórridas noites da estação estival.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *