Seia, Sociedade

Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia

DSC_0077A Câmara Municipal de Seia distinguiu, no Feriado Municipal, alunos e pessoas e entidades que se notabilizaram pelo trabalho, dedicação e mérito, nas mais diversas áreas, em prol do desenvolvimento e afirmação do concelho de Seia.

Este ano a Câmara homenageou com a Campânula de Mérito e Dedicação, Florbela Pires (a título póstumo), Luciano Amaral e Alberto Toscano Pessoa, pelo mérito empresarial, a Casa Albuquerque, Loripão, Quinta do Escudial e Seilimp, e pelo mérito desportivo, os atletas Marco e Alexandre Ferreira.

Nesta data foram igualmente entregues os Prémios de Mérito Escolar a 10 alunos, galardão anualmente atribuído aos melhores alunos de cada ciclo de ensino das escolas do concelho, referente ao ano letivo 2014/2015.

A cerimónia pública decorreu na Casa Municipal da Cultura, no âmbito das comemorações do 29º aniversário de elevação de Seia a cidade, e teve início com a atuação do quarteto Sfourzando, do Conservatório de Música de Seia, interpretado pelos alunos Francisco Silva, Joana Santos, João Santos e Benedita Dias.

Após o momento musical, o Presidente Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, entregou os Prémios de Mérito Escolar, constituído por um diploma e um cheque no valor de 300 euros. O mérito e valorização do esforço e do desempenho individual procura criar estímulos e referências, para que os jovens sintam que vale a pena estudar, naquela que também é uma homenagem às escolas e ao seu trabalho.

Assim, do Agrupamento Guilherme Correia Carvalho foram distinguidos Miguel Gomes, do 2º ciclo, e Sandro Oliveira, do 3º ciclo. Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados Luca da Silva, aluno do 2º ciclo da EB2, 3 Tourais/Paranhos, Lúcia Melo, aluna do 3º ciclo da EB 2, 3 Dr. Abranches Ferrão, e Francisco Santos, da Escola Secundária de Seia. Na Escola Evaristo Nogueira foram premiados Mariana Saraiva (2º ciclo) e Nuno Fernandes (3º ciclo) e referente ao ensino vocacional e artístico, pelo Conservatório de Música de Seia, recebeu Joana Borges. Sandra dos Reis recebeu o prémio de melhor aluna da Escola Profissional da Serra da Estrela e João Gomes foi distinguido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG.

Esta é também a ocasião anual para evidenciar pessoas, empresas e instituições que, através do seu esforço, trabalho, dedicação e mérito, deram um contributo relevante, nas mais diversas áreas, para o desenvolvimento e afirmação do concelho de Seia.

Assim, pelo relevante contributo dado ao concelho de Seia, na promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, bem como pela sua intervenção cívica, o Município de Seia atribuiu a Campânula de Mérito e Dedicação a Alberto Toscano Pessoa. Este galardão foi, igualmente, atribuído a título póstumo a Florbela da Cruz Pires (1967 – 2013). De entre os vários contributos prestados à sociedade destaque pelo seu desempenho nas mais diversas áreas, desde o ensino, à solidariedade, ação social e associativismo, onde se destaca o movimento escutista, enquanto líder do Agrupamento 116 de Seia, durante 16 anos.

A autarquia atribuiu ainda a Campânula de Mérito e Dedicação a Luciano Amaral Dias, uma figura incontornável da sociedade senense, pela notoriedade das funções públicas que desempenhou a favor da comunidade, como professor, notário (1983 – 2007), advogado, político (presidiu a Assembleia Municipal de Seia de 1993 a 2001), bombeiro e dirigente associativo, a quem dedicou parte substancial da sua vida. A este respeito, foi em 2012 agraciado com o Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses.

A Câmara Municipal evidenciou, novamente, através do mérito municipal, a dinâmica do tecido empresarial do concelho, destacando empresários que se distinguem enquanto exemplos de boas práticas. Neste âmbito, foram distinguidos quatro importantes casos de sucesso.

O primeiro representa um sinal de confiança no nosso concelho, que decorre da capacidade de acreditar e da persistência de um jovem, João Albuquerque, que em 2008 trocou a maior cidade do país, onde nasceu, pela terra onde tem raízes. Em Girabolhos, uma das freguesias limite do concelho, instalou um projeto na área da produção de vinho e azeite, a Casa Albuquerque, que já ganhou prestígio e um importante espaço no mercado vitivinícola.

O segundo é um exemplo da forma como se concilia inovação e tradição, uma empresa empreendedora que é um verdadeiro agente promotor do património gastronómico concelhio. Trata-se da Loripão, empresa loriguense reconhecida pela excelência de dois produtos regionais, a Broa e o Bolo Negro de Loriga, a que recentemente juntou os chocolates de queijo da serra, de licor de medronho, etc. Fernando Mendes é o rosto deste projeto empreendedor, considerado um referencial duma prática empresarial que envolve gerações na fabricação do pão.

Ainda, no setor primário e na vitivinicultora, pela coragem, audácia e o sentido de oportunidade, a autarquia homenageou a Quinta do Escudial, nas pessoas dos seus fundadores: José da Silva e Maria Tereso. Em 10 anos nasceu e consolidou-se uma nova marca, que pela sua qualidade, de que são exemplo as inúmeras medalhas de ouro angariadas em concursos internacionais, conquista novos mercados e afirma o nome de Seia no mundo, através do vinho do Dão. Alemanha, Noruega, Suécia e Suíça são alguns dos países para onde exporta.

A finalizar o Mérito Empresarial a Câmara agraciou a empresa Seilimp. Este projeto empreendedor nasceu em 2003 a partir de uma estrutura familiar, vocacionada para a atividade de limpezas domésticas e industriais, que abandonaria sete anos depois a favor da comercialização de produtos de higiene e limpeza. Com indicadores económico-financeiros muito positivos, a sua gestão, planeamento estratégico e capacidade para se adaptar às constantes transformações do mercado valeram-lhe várias distinções do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), como os Prémios PME Líder, desde 2009, e PME Excelência em 2010, 2011 e 2014.

Na área desportiva, a Câmara entregou a Campânula Municipal de Mérito Desportivo aos atletas Alexandre Ferreira e Marco Ferreira pelo percurso de sucesso na modalidade de voleibol. Irmãos, ambos são jogadores da Seleção, encontrando-se o primeiro a representar o Ziraat Bankasi, na Turquia, e o segundo o S.C. Espinho.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *