Castro Marim, Cultura

Algarpex’2015 inaugurada na Casa do Sal em Castro Marim

Algarpex'2015 CM (2)A Casa do Sal, em Castro Marim, inaugurou na passada sexta-feira a exposição Filatélica do Algarve – Algarpex’2015, numa colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António.

A exposição conta mais de sessenta participações dos mais diversos ramos da filatelia, que ocupam cerca de uma centena de expositores, com cerca de 150 coleções.

Nesta, que a 6ª Exposição Filatélica do Algarve, a faina do sal é o mote principal. A inspiração nasceu nos mais de 300 hectares de salinas no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Em exposição até ao dia 12 de julho, a Algarpex’2015 apresentará nesse dia, pelas 10h30, o carimbo comemorativo dos CTT especial para esta exposição, uma homenagem ao salineiro de Castro Marim, “que transforma a água do mar em sal, um dos mais apreciados do mundo”, como se lê no catálogo da mostra, numa reprodução de um quadro das salinas de Castro Marim, da autoria de Hélène de Beauvoir.

A iniciativa é marcada também pelas Conversas sobre Colecionismo, a acontecer de 6 a 11 de julho, todos os dias pelas 17h00. Nos dias 11 e 12, a partir das 09h30, uma Feira de Colecionismo vai entrar no evento, com diversos temas e a história postal do país, um contributo importante não só na divulgação da filatelia, mas também na promoção da cultura portuguesa. Aproveitando ainda a passagem da Algarpex’2015 pela Casa do Sal, a Câmara Municipal de Castro Marim desenvolve, no âmbito das Férias Ativas, ateliers de filatelia e colecionismo, onde crianças e jovens poderão aprender o que é e quais as técnicas da filatelia.

Um dos principais momentos desta Algarpex’2015 vai acontecer na manhã de dia 12 de julho (domingo), com um Posto de Correios a funcionar na Casa do Sal, numa iniciativa assegurada pelos CTT de Portugal. Neste dia, todos os interessados poderão expedir a sua correspondência a partir da Casa do Sal de Castro Marim, com o novo selo comemorativo do salineiro.

A Algarpex teve a sua primeira edição em 2010 e resulta de um protocolo assinado entre as coletividades filatélicas existentes no Algarve e o Circulo Filatélico y Numismático de Huelva. Este acordo tem como principal objetivo a participação e troca de experiências filatélicas entre filatelistas do Algarve e da Andaluzia num certame filatélico anual a realizar alternadamente em cada uma das províncias de Portugal e Espanha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *