Montijo, Sociedade, Turismo

Festas de São Pedro no Montijo – Sucesso Inegável

procissão mar2As Festas Populares de São Pedro, que decorreram entre 25 e 30 de junho, superaram todas as expectativas. Milhares de pessoas lotaram as ruas iluminadas da cidade acompanhando o programa diversificado de atividades mais participado de sempre.

Do fado cantado à varanda, da música nos pátios cuidadosamente adornados, ao concerto da banda mais badalada da atualidade, os Amor Eletro, das procissões de mar e terra, às marchas populares. Todos os momentos foram vividos com intensidade por muitos munícipes e visitantes.

As Festas de São Pedro 2015 foram únicas por muitas razões. As primeiras festas do país a disponibilizar gratuitamente uma aplicação android para smartphones (app) com informação relevante sobre as festividades. Foram distribuídas gratuitamente seis mil Pulseiras com a inscrição “Festas de S. Pedro 2015. Eu gosto!”

O programa era para toda a família. Os bailes, os comes e bebes, o Bibe Elétrico, as atuações de dança e ginástica de associações concelhias prenderam as atenções de quem passava.

As noites findavam de madrugada e repetiu-se o sucesso todos os dias de festa. As tertúlias e trincheiras estavam repletas de curiosos e aficionados que não quiseram perder um único momento das largadas.

No último dia, o tradicional almoço dos pescadores organizado pela Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) recebeu cerca de 300 convidados.

Neste encontro marcado por laços de convívio e amizade, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, deixou uma palavra de agradecimento “em nome do povo de Montijo a todos aqueles que contribuíram para o sucesso das nossas festas. A José Manuel Santos presidente da comissão e a todos os seus elementos pela organização, pela mobilização e pela realização das festas que todos nós tivemos a oportunidade de viver”.

Nuno Canta agradeceu ainda “a José Maria, presidente da SCUPA, a todos os pescadores e aos moradores do bairro dos pescadores pela dedicação, pelo envolvimento nas festas, nas nossas tradições e às tertúlias envolvidas nas esperas, nas largadas e touradas pelo seu empenho nas festividades”.

O presidente da Comissão de José Manuel Santos em declarações à comunicação social agradeceu “a colaboração de todos os Montijenses e visitantes, porque sem pessoas não há festas. Agradeço às voluntárias que ornamentaram as ruas e pátios. Agradeço do fundo do coração a todos os elementos da comissão, sem eles não seria possível a realização das festas e aos seus familiares e amigos que se viram privados da sua companhia em prol do Montijo”.

As Festas de São Pedro terminaram com um majestoso espetáculo multimédia e piromusical e a tradicional Queima do Batel.

Este ano as Festas São Pedro tiveram um êxito singular. Para o ano há mais!

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *