Cultura, Póvoa de Varzim

Rui Vieira Nery abre 37º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Rui Vieira Nery abre 37ºComo já vem sendo habitual, cabe a Rui Vieira Nery a abertura do 37º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

No dia 10 de julho, sexta-feira, às 21h45, no Cine-Teatro Garrett, o musicólogo irá proferir a conferência «I Like to Live in America»: Copland, Bernstein e a Construção de uma Identidade Musical Americana. A entrada é gratuita.

Rui Vieira Nery nasceu em Lisboa em 1957. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília e prosseguiu-os no Conservatório Nacional de Lisboa. É Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980) e Doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990), que frequentou como Fulbright Scholar e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É presentemente Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa e Investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança e do Centro de Estudos de Teatro, bem como Diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas. Como musicólogo e historiador cultural, é autor de diversas obras sobre Música erudita portuguesa no período do Antigo Regime e sobre Música Popular urbana dos séculos XIX a XXI, bem como de largo número de artigos científicos publicados em revistas e obras coletivas especializadas, tanto portuguesas como internacionais. Exerce também uma atividade intensa como conferencista, no plano nacional como em vários países da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. É Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História e da Academia de Marinha, Membro do Parlamento Cultural Europeu e Membro Honorário do Fórum Ibero-americano de Artistas e Intérpretes, e foi agraciado, entre outras distinções, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, as Medalhas de Mérito dos Municípios de Lisboa e da Póvoa de Varzim e o Prémio Internacional CICOP de Património Cultural Imaterial. Desempenhou as funções de Secretário de Estado da Cultura no XIII Governo Provisório e é atualmente Membro Individual do Conselho Nacional de Cultura.

Consulte o programa completo do 37º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes poderá ser feita a partir de 1 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 966 250 645 e do email festivalmusica@cm-pvarzim.pt

Esta 37ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Secretaria de Estado da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *