Portimão, Sociedade

Portimão com mais capacidade de resposta no início da fase crítica dos fogos

IMG_2022Iniciou-se ontem, 01 de julho e decorre até 30 de setembro, o período crítico da Defesa da Floresta Contra Incêndios, e nesse sentido o município de Portimão anunciou ontem que vai aumentar a capacidade de resposta em ataque inicial, assegurando o funcionamento de um destacamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), na antiga Escola Primária da senhora do Verde, localizada na zona do barrocal de Portimão e mais próximo da zona de maior perigo de incêndio florestal no concelho, reduzindo em cerca 10 minutos a chegada do 1.º meio ao teatro de operações.

Na ocasião foram igualmente apresentados os trabalhos em curso de realização de 54 hectares de faixas de gestão de combustível, medida essencial na proteção da nossa área rural, e para quem tem de combater eventuais incêndios florestais.

A sessão prosseguiu no Porto de Lagos, onde a presidente da autarquia entregou 100 equipamentos de proteção individual para todos os Bombeiros do quadro ativo, num investimento total de 35 mil euros e que resultou de um protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP).

Esta medida vem garantir que todos os Bombeiros de Portimão, sem exceção, desempenham a sua missão com um nível de proteção adequado ao risco, e que além do fato de proteção, botas, luvas e capacete, importa sublinhar ainda a atribuição individual de uma mascara de partículas, que vem introduzir uma proteção respiratória, até ao momento inexistente em cenário de incêndio rural.

Seguiu-se o ato de ingresso no Quadro Ativo, quer na carreira de oficial-bombeiro (2 2lementos), bem como na carreira de bombeiro (17 elementos).

Na sua intervenção a Presidente da Câmara Municipal de Portimão referiu que num espaço de um ano, o Serviço Municipal de Protecção Civil e os Bombeiros de Portimão passaram a ser uma referência no país, sendo uma das corporações com melhores meios técnicos e humanos ao seu serviço. Lembrando igualmente que a Segurança e a Capacidade de resposta em termos de saúde são fatores basilares na escolha de um destino turístico.

Isilda Gomes aproveitou para saudar os novos Bombeiros e agradecer em nome da população de Portimão o seu empenho nas novas funções.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *