Desporto, Viseu

Viseu marca arranque da Volta

Fotografia CI Viseu - 25-06-2015Um Prólogo de seis quilómetros com partida e chegada à Avenida da Europa, em Viseu, e inédita passagem no centro histórico da cidade constitui a grande novidade que vai marcar o início da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, a 29 de julho.

A pouco mais de um mês, o município de Viseu e a Podium Events, organizadora da prova, preparam todos os pormenores da Grande Partida marcada por um prólogo técnico corrido em sistema de contrarrelógio individual que vai estabelecer as primeiras diferenças de tempo no pelotão. A grande, animada e sempre colorida caravana da prova estará instalada na Avenida da Europa, em Viseu, ainda antes de começar a contagem do cronómetro. Na véspera, 28 de julho, já com todas as infraestruturas montadas, será transmitido daí o programa “Há Volta” onde durante a tarde a RTP dará a conhecer todas as equipas que vão alinhar na 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros até ao dia 9 de agosto.

Viseu e a Volta são indissociáveis. A presença da prova rainha do ciclismo nacional na região é imagem de marca do município há muitos anos sendo simultaneamente um atrativo para os amantes das duas rodas e para a economia local. Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, afirma: “Viseu é um ponto histórico de passagem da Volta. Este casamento é feliz e é um ganho para todos. Para a qualidade da Volta, que quer ser representativa do país e requer grandes palcos, e é um ganho para a promoção de Viseu, sobretudo no mercado interno. Viseu é um dos mais promissores destinos do turismo interno. A Volta a Portugal é uma grande montra do país e Viseu dá-se a conhecer. Como cidade-jardim, “melhor cidade para viver”, cidade vinhateira e cidade vibrante de eventos”.

“Alcança quem não cansa” é uma frase do escritor Aquilino Ribeiro, adotada pelo presidente do município viseense, que se aplica na perfeição ao pelotão da Volta a Portugal! Independentemente dos objetivos individuais de cada corredor e objetivos de cada equipa, quando a 29 de julho cada um se lançar no asfalto estará a cumprir os primeiros metros de um longo percurso, de um desígnio, de um sonho: fazer a Volta a Portugal em Bicicleta.

 

A Volta em Viseu

A Volta a Portugal visitou Viseu, pela primeira vez, em 1932. Presente em 34 edições da prova, a cidade de Viriato soma 60 participações entre partidas e chegadas, já assistiu a várias “Etapa da Volta” e dias de descanso. Desde 2003, Viseu tem sido consecutivamente lugar de paragem da caravana. Por cinco vezes recebeu a festa final da Volta a Portugal em bicicleta. Em 2010, tal como agora vai acontecer, foi, pela primeira vez, cidade inaugural da mais importante competição nacional de ciclismo. Nesse ano o francês Jimmy Engoulvent (Saur-Sojasun) foi o primeiro a vestir a Camisola Amarela da prova ao ser o mais rápido a percorrer o prólogo de 5,5 quilómetros. Este ano, a cidade, na região centro, orgulha-se de acolher novamente a Grande Partida.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *