Sociedade, Vila do Bispo

Vila do Bispo nomeada para o Prémio “Município do Ano Portugal 2015”

DSC_0504Pelo segundo ano consecutivo, Vila do Bispo encontra-se nomeada para os “Prémios Município do Ano Portugal 2015”, da UM-Cidades (Universidade do Minho), desta feita com o projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres”.

Assim, o projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres” é um dos 36 finalistas nomeados para o Prémio Município do Ano 2015 que concede dez distinções regionais e uma distinção nacional. Vila do Bispo está nomeada na categoria Região Algarve, a par de Aljezur, Monchique e Vila Real de Santo António.

O evento é promovido e organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, Almargem e a SPEA.

A esta iniciativa foram apresentadas 80 candidaturas onde um júri nacional, constituído por oito personalidades independentes e provenientes de áreas diversas, avaliou as candidaturas e selecionou as 36 que, no próximo dia 9 de julho, aspiram à conquista do prémio regional e do prémio nacional.

A nossa candidatura apresenta a observação de aves (birdwatching) como uma atividade integrável no Turismo de Natureza e com excecional potencial na região de Sagres, reconhecida pelo facto de apresentar valores naturais e condições no terreno que podem competir com vantagem face a outros destinos semelhantes, como é o caso de Espanha. Portugal dispõe de inúmeros locais com interesse para a prática da observação de aves. Porém, existem algumas regiões privilegiadas a este nível, por exemplo o Algarve e, concretamente, a região de Sagres. Localizado no Concelho de Vila do Bispo e integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sagres é um local de destaque para a avifauna nacional, pois aqui podem ser observadas praticamente todas as espécies presentes no país, acolhendo ainda espécies únicas. Na verdade, Sagres apresenta-se como palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a grande migração outonal de passeriformes, rapinas diurnas e noturnas, aves marinhas e, de forma mais emblemática, as grandes aves planadoras. De agosto a novembro, esta zona torna-se no ponto de congregação de aves migratórias no nosso país. Neste enquadramento tão especial, Sagres tem vindo a ser progressivamente procurada, sobretudo nas duas últimas décadas, por turistas e investigadores da ornitologia provenientes de todo o mundo.

Os “Prémios Município do Ano Portugal 2015” visam reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos positivos e significativos ao nível do território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade do município.

Dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país são outros dos objetivos desta iniciativa instituída pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades.

As candidaturas consistem na apresentação de um projeto que tenha produzido um impacto significativo e que tenha sido implementado e/ou mantidos nos últimos anos.

A cerimónia de entrega dos prémios será presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e decorrerá no Theatro Circo, em Braga, no próximo dia 9 de julho, pelas 17h30, onde o município de Vila do Bispo será representado pelo seu presidente, Adelino Soares.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *