Albergaria-a-Velha, Sociedade, Turismo

“Há Festa na Aldeia é já um dos mais importantes projectos do concelho de Albergaria-a-Velha”

Vilarinho 2015O Há Festa na Aldeia assume-se já como “um dos mais importantes projectos” promovidos nos últimos anos no concelho de Albergaria-a-Velha, considerou o presidente da Câmara Municipal, António Loureiro.

“Trata-se de um evento diferenciador que prima pela qualidade e que envolve entusiasticamente a comunidade em torno da aldeia de Vilarinho de S. Roque”, afirmou, sublinhando o cariz da iniciativa que “dinamiza a economia local, onde os pequenos produtores têm aqui também mais uma forma de escoar os seus produtos”.

Destacando o papel da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) na promoção deste “projecto singular”, o autarca elogiou o trabalho da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de S. Roque (AVILAR) – “o braço direito e esquerdo dos promotores” -, da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas e dos funcionários da Câmara Municipal que estiveram envolvidos. “O sucesso do evento deve-se, sem dúvida, a esta feliz conjugação de esforços”, frisou.

Segundo António Loureiro, o Há Festa na Aldeia complementa um conjunto de motivos para visitar esta Aldeia de Portugal em Terras de Santa Maria que saiu recentemente valorizada com a inauguração do Centro de Actividades Radicais e Ambientais (CARA), um investimento de mais de 160 mil euros.

“Vamos, naturalmente, manter esta parceria, continuando a apoiar um trabalho de valorização do nosso património, traduzido já num produto turístico que aos poucos começa a ganhar dimensão”, acrescentou.

O trabalho que a comunidade local desenvolveu com o duo Cardo-Roxo, a estreia da música HFA e a actuação dos Uxu Kalhus marcaram a edição deste ano, onde como habitualmente não faltou animação de rua, espaços com jogos tradicionais, gastronomia e um mercado com produtos regionais.

Consolidada no cartaz, a iniciativa “Almoce Connosco” e “Jante Connosco” voltou a ser um dos principais atrativos, com os habitantes locais a abrirem uma vez mais as portas de suas casas aos visitantes.

O Há Festa na Aldeia em Vilarinho de S. Roque contou com a parceria do município de Albergaria-a-Velha e o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas e da AVILAR.

O projecto prossegue nos próximos dias 04 e 05 de Julho na aldeia de Couce, no concelho de Valongo.

Lançado em 2013 pela ADRITEM – propondo o envolvimento activo da população, estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia -, o HFA iniciou este ano um processo de expansão em Terras do Sousa, mercê da cooperação mantida com a sua congénere ADER-SOUSA.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *