Felgueiras, Sociedade

Câmara de Felgueiras celebrou o XX.º aniversário da cidade da Lixa

_DSC6915A Câmara Municipal celebrou o vigésimo aniversário da elevação da Lixa à categoria de cidade, com um conjunto de iniciativas, das quais se destacaram a inauguração do auditório da Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra, no sábado, e do relvado sintético e balneários do FC Lixa, no domingo.

Na inauguração do auditório, que culminou com a apresentação do último volume das Obras Completas de Leonardo Coimbra, pelo académico Ângelo Alves, esteve presente o Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, que referiu: “Estamos agora a inaugurar um auditório com a memória dedicada a Leonardo Coimbra, um homem dos mais notáveis do século XX português”.

O governante salientou ainda: “Estas iniciativas valem pelo incentivo que dão às novas gerações”.

No domingo, na inauguração do relvado sintético, o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, congratulou-se com este importante melhoramento no âmbito das infraestruturas desportivas do concelho, e felicitou o FC Lixa por ter ultrapassado a crise que o clube viveu durante anos, sendo agora possível a concretização desta obra. Albino Lopes, representante da Comissão Administrativa do Futebol Clube da Lixa, emocionando-se com aquele momento histórico, resumiu o seu discurso a um fervoroso agradecimento: “muito obrigado!”.

O vice- presidente da Associação de Futebol do Porto, Eduardo Madeira, congratulou-se com as obras realizadas e deu os parabéns ao município pela sua agenda desportiva e cultural.

Recorde-se que o custo das obras com a construção do auditório da Casa da Cultura, a colocação do relvado sintético e a construção dos balneários ultrapassou os € 1.250 mil.

A obra da Casa da Cultura da Lixa foi comparticipada pelo ON2 em 85%.

A Câmara Municipal, em parceria com 22 instituições do concelho celebraram a data com um conjunto de iniciativas (arruada de bombos,  Feira do Livro,  atuações de folclore e de tunas académicas, cerimónias alusivas aos militares Combatentes, a referida, apresentação da obra de Leonardo Coimbra, abertura da exposição do Concurso Pinta a Luz e a Solidariedade, o Sarau , “Talentos da Lixa”, “Animalesco”,  Encontro de Coros e  atuações da Banda de Música da Lixa).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *