Estarreja, Sociedade

Biblioteca Municipal de Estarreja vai receber obras de conservação

DSC_0008ssInaugurado há 10 anos, o edifício da Biblioteca Municipal de Estarreja (BME) irá sofrer obras de conservação ao nível dos revestimentos interiores e exteriores, orçadas em 109.987,01€. A intervenção contempla também a ligação das coberturas das alas laterais para criação de jardim de inverno. Os trabalhos começam ainda este mês.

A Câmara Municipal de Estarreja decidiu avançar para a realização de obras de beneficiação do antigo “Palacete dos Leites”, onde está instalada a Biblioteca, com a finalidade principal de solucionar problemas relacionados com infiltrações e aproveitando para introduzir algumas melhorias no equipamento.

A intervenção exterior consiste em pinturas gerais, impermeabilização de diferentes superfícies, resolução de problemas de infiltrações de águas pluviais e revisão geral da caixilharia e respetivos vedantes.

A intervenção no interior do edifício contempla pintura, conservação e reparação de carpintarias, tetos em gesso cartonado, pintura das paredes, eliminação de zonas afetadas por processo de salinização e a aplicação de material de revestimento.

É ainda contemplada o isolamento do espaço internet, a ligação das coberturas das alas laterais para criação de um jardim de inverno, bem como a construção de um corta-vento e substituição da porta principal.

 

Quiosque da Leitura assegurará serviços no Parque do Antuã

A realização das obras irá obviamente condicionar o funcionamento da Biblioteca, que por isso estará encerrada ao público durante um período de cerca de 3 meses, até 2 de outubro.

A BME estará presente com um Quiosque da Leitura no Parque Municipal do Antuã, onde terá à disposição dos utentes jornais e revistas, serviço de empréstimo, espaço de leitura e trabalho, assim como outras atividades. O Quiosque da Leitura funcionará de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 18h, no período de 23 de junho a 11 de setembro. A BME apela à compreensão dos utentes visto que serão futuramente recompensados com um espaço dotado de melhores condições.

A Biblioteca Municipal de Estarreja está situada num edifício construído nos finais do século XIX, no centro da Vila, por uma família de comerciantes de borracha no Brasil – os Leites, é por isso conhecida por a “Casa dos Leites”, posteriormente em 1931 instalou-se no palacete o externato Egas Moniz e Casa de Pessoal da Quimigal. Saiba mais neste link.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *