Portimão, Sociedade

Seminário “Políticas e Práticas de Acolhimento e Integração” em Portimão

Logo - 084E-15_CMP_ Plano Mun Integração ImigrantesNo âmbito da candidatura apresentada e aprovada, para a conceção de um Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes, que sistematizasse todo o trabalho que de alguma forma tem vindo a ser desenvolvido nesta área e perspetivasse o futuro, realiza-se no próximo dia 24 de junho, no auditório do Museu de Portimão, o Seminário intitulado “Políticas e Práticas de Acolhimento e Integração”.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Portimão, conta com a presença de oradores representantes de instituições envolvidas neste projeto, nomeadamente do Alto Comissariado para as Migrações, Delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Administração Regional de Saúde – ACES II Barlavento, Federação das Organizações Cabo-verdianas e Associação CAPELA.

O seminário conta ainda com a participação da Universidade do Algarve, Junta de Freguesia de Portimão e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que partilham neste espaço os seus conhecimentos e experiência na área do acolhimento e integração social.

Aberto a toda a população e sem carecer de inscrição prévia, o seminário faz parte de um conjunto de iniciativas destinadas à população imigrante e sociedade de acolhimento, bem como à participação de todas as instituições que contactam regularmente com a população imigrante e com papel ativo na promoção da sua integração, com vista à conceção do Plano Municipal para a Integração do Imigrante.

De ressaltar que uma das mais-valias deste plano baseia-se na elaboração de um diagnóstico social, que permitirá aprofundar o conhecimento das comunidades residentes, quer das que recorrem à rede formal de apoio, quer das que se integram informalmente, sobre as quais não existe muita informação. Outra das vantagens deste projeto reside na oportunidade para se desenhar medidas corretivas na área da imigração, constituindo-se desta forma como uma oportunidade para se desenhar um território mais participado, planeado e inclusivo.

O Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Portimão, e será desenvolvido em parceria com as freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande; Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego de Portimão; ARS – ACES Barlavento; Centro Distrital de Segurança Social de Faro; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – Delegação de Portimão; Agrupamento Vertical Eng. Nuno Mergulhão, promotor do Programa Escolhas; Centro Hospitalar do Algarve; Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes; associação CAPELA; Associação Caboverdiana Algarve; Associação de Santomenses e Amigos do Algarve e Associação Guineenses e Amigos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *