Castro Marim, Cultura, Sociedade

“Deixem o Pimba em Paz” no Dia do Município de Castro Marim

???????????????????????Castro Marim celebra o seu feriado municipal na próxima quarta-feira, dia 24 de junho. As comemorações começam logo na véspera, dia 23 de junho, com um programa cultural diversificado, numa homenagem a Castro Marim, às suas gentes e à sua história.

A inauguração da exposição “Arte Urbana – Pedra, Ferro e Arame”, do artista plástico Carlos Oliveira Correia, pelas 18h00 do dia 23 de junho (terça-feira), abre as comemorações. Às 20h00, o Grande Arraial de São João anima a Praça 1º de Maio em Castro Marim, com a atuação do grupo de baile “Duo Reflexo”, das marchas da Banda Musical Castromarinense e da Junta de Freguesia de Castro Marim e do Grupo Etnográfico “As Ceifeiras”, da Universidade do Tempo Livre. Um dos momentos altos do Arraial é a cerimónia da entrega de prémios às associações locais participantes do XV Concurso de Mastros do concelho.

No dia 24 de junho, feriado municipal, as comemorações começam cedo, pelas 9h00, com o hastear da bandeira no edifício Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h00, uma missa na Igreja Matriz de Castro Marim.

Uma hora depois tem lugar, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, a sessão solene, pautada pela apresentação do livro “Liberdade”, de Fátima Valentim, e pelas distinções aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim e aos Embaixadores do Património – artesãos e produtores. Na cerimónia decorrerá ainda a assinatura de um protocolo de cedência de viatura de combate aos incêndios florestais ao Corpo de Bombeiros de Vila Real de St. António.

Um dos destaques deste feriado municipal é a inauguração do Mercado Municipal de Castro Marim, que acontecerá pelas 13h00.  A requalificação do mercado municipal assume-se como uma alavanca na estratégia de desenvolvimento económico do concelho, assente na promoção e competitividade dos produtos locais.

Neste 24 de junho, o município de Castro Marim contará ainda com a presença do projeto “Mar e Montanha”, que inaugura o seu ciclo de eventos neste concelho. “Mar e Montanha” tem por objetivo a promoção e valorização do património gastronómico algarvio, juntando a ação artística contemporânea a alguns dos mais reconhecidos chefs da região. Em Castro Marim contaremos com as presenças do artista João Pedro Silva e do chef Jaime Perez, o primeiro com a inauguração da exposição “Sobre o Branco o Tempo Poisa” (18h00), uma obra em torno da produção tradicional do sal do Algarve, que será instalada no Castelo de Castro Marim, e o segundo na conceção de um jantar temático alusivo ao Sal castromarinense.

O evento irá ainda receber os mentores e parceiros deste projeto, bem como vários críticos nacionais e internacionais no Mercado Municipal, pelas 16h00. A primeira conferência do projeto Mar e Montanha conta com a presença de Paz Ivison (crítica gastronómica e Prémio Nacional de Gastronomia de Espanha), Filomena Sintra (Vice-presidente da CM de Castro Marim), Jorge Raiado (produtor Salmarim), chef Jaime Perez (Restaurante Vistas – Resort Monte Rei) e Victor Guerreiro (presidente da ACRAL). A moderação fica a cargo D. André de Quiroga, gastrónomo, comissário e diretor da Associação Aspas e Parênteses, entidade responsável pelo projeto e que deu já cartas no último triénio com o projeto “Trienal no Alentejo”.

O programa das comemorações do 24 de junho termina no Revelim de Santo António, em Castro Marim, com um concerto pelos “Trio Like Music”, às 21h00, e o grande espetáculo do humorista Bruno Nogueira,  “Deixem o Pimba em Paz”, pelas 22h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *