Marinha Grande, Sociedade

Praia da Vieira na Marinha Grande distinguida como “Praia Acessível”

BandeiraPraiaAcessivel_2015_1O galardão “Praia Acessível” foi, mais uma vez, atribuído à Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, pela Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro), na sequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Marinha Grande. O hastear da Bandeira da Praia Acessível ocorreu no dia 15 de junho (segunda-feira), pelas 16h00, junto ao Monumento ao Pescador, na Av. dos Pescadores.

A bandeira foi hasteada na presença do presidente da Câmara, Álvaro Pereira; do vice-presidente, Paulo Vicente; do vereador da Cultura, Vítor Pereira; do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Joaquim Vidal; e da representante do ARH Centro, Edmeia Silva.

O projeto “Praia Acessível” visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas, em especial as que intervenham como agentes e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada.

Pretende-se dar a conhecer estes locais às pessoas com deficiência e, de um modo geral, a todas as pessoas com mobilidade condicionada, com especial destaque para os idosos, as praias com acessibilidade e promovê-las, a nível nacional e internacional, como destino de férias.

Outros objetivos passam por mobilizar, através das parcerias estabelecidas, as autarquias locais e os concessionários das praias para a necessidade de: promover a acessibilidade às praias criando ou melhorando rampas, estendendo passadeiras de acesso, instalando corrimãos, adaptando instalações sanitárias; e disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias (tiralós), canadianas anfíbias ou outros instrumentos auxiliares, tendo em vista a possibilidade das pessoas com mobilidade condicionada acederem à água e aí se banharem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *