Cultura, Mangualde

Livro ‘Etnografia do Planalto Beirão’ apresentado em Mangualde

lançamento do livro ‘Etnografia do Planalto Beirão’ 1Mangualde acolheu no passado sábado, dia 13 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, o lançamento do livro ‘Etnografia do Planalto Beirão’, da autoria do mangualdense José Manuel Azevedo e Silva. Na cerimónia marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, a Coordenadora do CHSC – Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, Irene Vaquinhas, o Diretor Executivo da Associação de Desenvolvimento do Dão, Emanuel Ribeiro, e um representante da Arqueohoje. A apresentação da obra e do autor esteve a cargo de João Marinho dos Santos, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A obra, ‘um contributo excecional’, como considerou Irene Vaquinhas, é a única recolha de tradições, usos, costumes e vivências culturais de um quotidiano popular que tende a desaparecer, na região do Planalto Beirão. A região compreende os concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira, Nelas, Carregal do Sal, essencialmente. O autor, professor da Universidade de Coimbra, e natural de Tibaldinho, Mangualde, emocionado, agradeceu a presença de familiares e amigos de infância da terra que o viu nascer.

Financiada pela Associação de Desenvolvimento do Dão, representando os cinco Municípios que a compõem, a publicação deste livro teve ainda o apoio financeiro da Arqueohoje. A chancela científica da obra é da responsabilidade do CHSC – Centro de História da Sociedade e Cultura, da Universidade de Coimbra e a edição da Editora Palimage.

A sessão de encerramento ficou a cargo do edil mangualdense, João Azevedo, seguindo-se uma sessão de autógrafos pelo autor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *