Celorico de Basto, Sociedade

Comitiva de Celorico de Basto visita Wiltz

20150612_183354A cidade de Wiltz geminada com Celorico de Basto desde julho de 2004 recebeu, no dia 13 e 14 de junho, uma comitiva de Celorico de Basto com o intuito de reforçar laços entre os dois municípios.

“Temos que reforçar os laços que nos unem. O município de Wiltz é composto por uma importante comunidade portuguesa, alguns oriundos de Celorico de Basto, que veem esta geminação como uma forma de se manterem perto da terra que os viu nascer. Ao mesmo tempo, estamos a reforçar a partilha cultural, económica e social, procurando favorecer, em todos os dominios, o intercâmbio entre os seus habitantes”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, presente em wiltz.

A comitiva passou primeiro pela capital do Luxemburgo para abertura oficial da I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa que contou com uma forte representação de produtores de Celorico de Basto.

De seguida partiram para Wiltz, tendo participado num convívio organizado pela comunidade celoricenses local, que reuniu um conjunto elevado de participantes, que além do convívio, quiseram saber novidades de Celorico de Basto.

No domingo de manhã, realizou-se o encontro com as entidades locais, com destaque para o Burgo Mestre (presidente de Câmara) de Wiltz, onde foi feita uma análise sobre a necessidade de incremento de atividades no âmbito da geminação entre as duas comunidades. Na reunião/almoço que fechou o programa aproveitou-se para aprofundar as relações entre os responsáveis de Celorico de Basto e Wiltz.

Recordar que Wiltz é um município do Luxemburgo com uma expressiva comunidade portuguesa que mantém vivas as tradições nacionais. Desenvolve inclusive, anualmente, uma festa em honra a Nossa Senhora de Fátima que arrasta milhares de fiéis.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *