Cultura, Montijo

A Compulsão Metafórica de Luís Athouguia no Montijo

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Galeria Municipal do Montijo inaugura, no dia 20 de junho, às 18h00, a exposição “Compulsão Metafórica” de Luís Athouguia, um dos mais conceituados artistas portugueses da atualidade.

As palavras do escritor Manuel da Silva Ramos acerca do seu trabalho são elucidativas: “todos os quadros onde reina o formidável pastel de Luís Athouguia são janelas abertas para a emoção (…) Ninguém atualmente em Portugal faz uma pintura destas. O Luís Athouguia é único e inclassificável (não é surrealista nem deixa de ser quando afirma a sua reticência!) e é toda esta volúpia do sonho que faz a sua força. E também o seu equilíbrio”.

“Agora que morreram o Mário Botas, o Cesariny, o Álvaro Lapa, resta-nos o Luís Athouguia para nos conduzir ao país onde os coelhos usam relógios de pulso e as meninas têm mais de dois seios no peito”, acrescenta o escritor.

Desde 1983 que Luís Athouguia apresenta os seus trabalhos em relevantes exposições, tendo também participado em várias bienais de Arte em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália.

Está representado em museus, instituições e importantes coleções nacionais e estrangeiras. Foi distinguido com o Prémio Vespeira, na categoria de Desenho, na Bienal do Montijo de 1997 e com o Prémio do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes 2011.

A exposição Compulsão Metafórica pode ser visitada até 25 de julho, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e da 14h00 às 17h30.

 

A entrada é livre. Venha ver, sentir e admirar o talento e o trabalho de Luís Athouguia!

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *