Cultura, Torres Vedras

Sons do Oriente invadem Teatro-Cine de Torres Vedras

TEMPORADA DARCOS 015Sons do Oriente é o nome do Concerto da Temporada Darcos 015 que acontecerá no dia 20 de junho, sábado, às 18h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras e onde serão apresentadas sonoridades muito próprias da cultura indonésia. Os ritmos orientais vão proporcionar um momento único e singular ao público torriense.

O gamelão é um instrumento coletivo, oriundo das ilhas de Java e Bali, na Indonésia, composto por uma série de metalofones, xilofones, kendang (tambores) e gongos. As suas sonoridades, riquíssimas e penetrantes, fazem parte da cultura indonésia desde os tempos ancestrais, e os seus ritmos cíclicos e repetitivos fazem transparecer um sentimento cósmico e ao mesmo tempo telúrico. O Ensemble Darcos convidou o grupo Yogistragong, liderado pela percussionista Elizabeth Davis, para oferecer uma noite especialíssima.

Para além da música tradicional de gamelão, será interpretado o quarteto de cordas de C. Debussy, uma obra composta no ano de 1892, que revela o fascínio do compositor pelas novas sonoridades do extremo oriente, trazidas à cidade de Paris pela exposição universal de 1889. Assim, poderemos ouvir duas músicas que, embora separadas pela imensidão do mundo, são, na realidade, mais próximas do que se poderia imaginar. Magia sonora, ou fascínio oriental, mais uma noite imperdível!

Programa:

C. Debussy (1862-1918) Quarteto de cordas em sol menor, op. 10 I. Animé et très  décidé II. Assez vif et bien rythmé III. Andantino, doucement expressif IV.Très modéré – Très mouvementé et avec passion

Swara suling – música tradicional de gamelão de Java – anónimo

Sekar Jepun (chuva dourada) musica balinesa, arranjada pelo Yogistragong de Gilbert Stoeck  – estreia absoluta

O Deus do Vulcão, parte final  – Elizabeth Davis – estreia absoluta

Nova peça para quarteto de cordas e jamelão – Nuno Côrte-Real – estreia absoluta

 

Este concerto destina-se a maiores de 6 anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *