Cultura, Vila Real de Santo António

Encontro de Cultura Cubana traz concertos, exposições e conferências a Vila Real de Santo António

Encontro de Cultura Cubana VRSA_2015-page-001A Cultura Cubana volta a mostrar-se em Vila Real de Santo António, entre os dias 18 e 20 de junho, com mais uma edição do Encontro de Cultura Cubana, iniciativa que traz um programa diversificado onde se incluem concertos, exposições, conferências e workshops.

Durante três dias, VRSA apresenta um cartaz que visa estreitar os laços entre Portugal e a República de Cuba, o que já vem sendo desenvolvido, há alguns anos, com os serviços de saúde de Cuba e com múltiplas instituições culturais daquele país.

Estas atividades dão também seguimento aos protocolos de geminação e aos vários acordos estabelecidos entre a cidade pombalina e Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

A programação do Encontro de Cultura Cubana tem início no dia 19, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, às 10h00, com a cerimónia de inauguração conduzida pelo autarca Luís Gomes e pela Embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Tablada de la Torre.

Segue-se, no mesmo local, um painel de conferências que contam com a presença de individualidades como Abel Prieto – ex-ministro da Cultura e atual Presidente do Conselho de Estado e Ministros da República de Cuba – que falará sobre a questão da «Cuba de hoje e os seus desafios no século XXI»; e Fernando Rojas – Vice-ministro da República de Cuba – que abordará o tema da «Causa dos 5 heróis cubanos».

À tarde, a partir das 15h30, a programação integra um painel de jovens cubanos, nomeadamente o presidente da Federação Estudantil Universitária, o presidente do Movimento Juvenil Martiano e o presidente da Plaza Martiana. Segue-se a conferência «José Martí e a Maçonaria em Cuba», com o mestre Luís Alberto Fernández.

Ainda no dia 19, será inaugurada, às 19h30, no Arquivo Histórico Municipal, uma exposição de pintura dos artistas cubanos Enrique Ávila e Antonino Parilla.

Já no Largo António Aleixo, às 18h30, os sons e cores de Cuba mostram-se num workshop de dança caribenha e numa mostra de gastronomia cubana e cocktails, a partir das 19h45.

A jornada de dia 19 encerra com um concerto de Adrián Berazaín e seus músicos, às 21h30, no mesmo local.

A programação prossegue no sábado, dia 20 de junho, com um espetáculo de Adrián Berazaín e a Academia de Baile Gracia Diaz, a partir das 22h00, no Largo António Aleixo. Todos os eventos têm entrada livre.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *