Celorico de Basto, Sociedade

Milhares de fiéis oraram em Celorico de Basto à imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

_DSC3920A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi recebida em Celorico de Basto com júbilo no dia 7 à noite, com as cerimónias de saudação e aclamação a terem lugar na Praça Cardeal D. António Ribeiro. Seguiu-se uma majestosa procissão de velas até à igreja de Britelo, na sede do concelho, que acolheu a imagem. O dia 8 de junho foi dia de oração e devoção com as cerimónias a iniciaram pelas 8h00 tendo terminado por volta das 22h00.

“Este foi um momento de extrema importância para os cristãos desta diocese marcado por uma devoção muito profunda e diversificada a nossa Senhora de Fátima. Trata-se de uma forma de aprofundar a mensagem e a espiritualidade de Fátima que ao longo de cada ano se procura incutir na vivência deste povo já muito devoto de nossa senhora,” disse o arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano costa. “Os fiéis desta terra deslocaram-se em massa à igreja de Britelo para orar e venerar a imagem peregrina num gesto de fé e amor” sublinhou.

Um momento marcante para toda a comunidade como frisou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Foi com grande alegria que os fiéis deste concelho receberam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Um momento único vivenciado de forma especial que nos proporcionou, a nós cristãos, a hipótese de aprofundar a mensagem de nossa senhora de Fátima pela proximidade com que a podemos venerar. Aproximar Nossa Senhora dos fiéis é uma forma de revitalizar a vivência de fé”.

Todas as paróquias do concelho participaram neste momento de oração e devoção em cerimónias várias de veneração a Nossa Senhora. Um momento de júbilo e veneração marcante para os milhares de fiéis que passaram pela igreja de Britelo.

“É uma sensação indescritível poder estar perto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima na minha própria terra. A alegria é imensa e ficar-me-á para sempre na memória esta proximidade com a Nossa Senhora. Rezei muito e sinto-me com mais forças para enfrentar as adversidades que possam surgir” disse Lúcia Magalhães, devota presente na igreja de Britelo, num dos momentos de oração.

Esta ação advém da proposta feita pelo Plenário da Conferência Episcopal Portuguesa acolhida com entusiasmo pelos Bispos Portugueses, propondo a cada diocese a receção da Imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina, com momentos de devoção e oração.

Em 2017 comemora-se o Centenário das Aparições de Fátima, uma efeméride celebrada com esta ação simbólica de evangelização. De maio de 2015 a maio de 2016 a Imagem Peregrina de Nossa Senhora passará por todas as dioceses de Portugal, numa grande peregrinação festiva.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *