Arouca, Cultura

Grupo coral de Urrô apresenta «Cantata Europa», com 250 músicos, nas jornadas culturais em Arouca

Cantata EuropaNo próximo sábado, 13 de Junho, na Praça Brandão de Vasconcelos, a partir das 22:00, decorrerão as XXVI Jornadas Culturais de Arouca, num concerto que se espera memorável, com um coro de 190 vozes e uma orquestra de 60 músicos, que interpretarão a Cantata Europa. O projeto artístico e pedagógico Cantata Europa surge como resultado da participação da Escola de Música de Perosinho (EMP) no projeto ERASMUS+ THEIA (Touching Hearts for Environmental International Awareness), que tem como objetivo principal sensibilizar os envolvidos na comunidade escolar para as questões ambientais e para uma ação integrada em volta dos valores europeus: a Europa dos Cidadãos, a Europa da Paz, a Europa berço de Descobertas e a Europa das Paixões.

Este é um dos primeiros projetos artísticos a desenvolver no âmbito do THEIA e, como forma simbólica de valorizar a história comum dos povos europeus, pretendemos ilustrar as origens do continente, fazendo uma alusão ao mito de Europa, filha de um rei Fenício, por quem Zeus se apaixonou. Esta paixão arrebatadora levou a que Zeus a raptasse e a levasse até à ilha de Creta onde os dois amantes seriam felizes.

O projeto pretende envolver, em concertos a realizar em vários locais do país, os Coros da Escola de Música de Perosinho (EMP), o Coro da Tuna de Perosinho, o Grupo Coral de Urrô (Arouca), o Choral Polyphónico João Rodrigues de Deus (Penela – Coimbra) e o Coro do Projeto Per Mamas & Papas, que reúne pais e mães de alunos da EMP, professores e funcionários da escola. Os coros serão acompanhados pela Orquestra Per Gaya.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *