Montijo, Sociedade

Festas Populares de S. Pedro com mais emoção no Montijo

procissao noturna bonitaAs Festas Populares de São Pedro este ano estão diferentes. Vão ser maiores. Com mais cor, mais sabor, mais ritmo e muitas emoções para serem vividas, ao rubro, de 25 a 30 de junho. São esperados cerca de 300 mil visitantes.

Vão ser inúmeras as tentações destes dias peculiares na cidade. Um programa vasto e diversificado adequado a todas as faixas etárias que conta com a participação de coletividades, associações, tertúlias, entre outras entidades do concelho.

As cores e formas do arraial, de 4.5 quilómetros, revestido por 50 mil lâmpadas vão marcar o trajeto a percorrer nestas festas populares. Pela primeira vez três igrejas vão estar decoradas.

As varandas e becos temáticos vão estar adornados, com as cores do arco-íris, com mais de 10 mil flores e outros elementos decorativos produzidos, durante três trabalhosos meses, pelas mãos habilidosas e criativas de voluntárias, com a preciosa ajuda dos idosos das IPPS do concelho.

Muita cor vai definir, também, o desfile das Marchas Populares, às 22h00, no dia 28 de junho. Este ano são seis a desfilar e a vizinha Lisboa já confirmou presença com as Marchas Populares da Graça e da Bica.

As festas também são feitas de sabores. À meia-noite de sexta – feira (26 de junho) o sabor é de carne assada. Mais de uma tonelada de carne distribuída por 22 fogareiros na Noite de Comes e bebes. Este ano, e pela primeira vez, num gigantesco churrasco da Rua Joaquim de Almeida à Avenida e Bairro dos Pescadores.

Sete palcos e mais de 1.000 artistas vão marcar o ritmo das festas. A música vai estar por todo o lado. Há para todos os gostos. Novidade é que a música vai voltar aos pátios e que os Amor Eletro vão atuar no dia 30 de junho. O Bibe Elétrico, presença indiscutível nas festas atua nos dias 25 e 27 de junho para arrastar multidões.

O desporto também vai marcar com mais alento estas festas: dança, canoagem, street basket, marcha e outras atividades desportivas garantem um ritmo saudável.

Emoção, garra e afición é o que os amantes das largadas e touradas podem esperar este ano das festas populares. Há largadas todos os dias, com novas trincheiras e touros embolados. A Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos recebe a 5.ª Grande Corrida da Adega de Pegões, no dia 27 de junho, às 22h00, com os cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e Bastinhas Jr.

Na vertente religiosa, a emoção é vivida no dia dedicado a São Pedro (29 de junho). É o ponto alto das comemorações com as habituais procissões fluvial e noturna.

Depois de seis dias de emoções fortes as festas terminam da melhor forma, no dia 30 de junho com o espetáculo multimédia e piromusical e a tradicional Queima do Batel. Às 00h00 na Frente Ribeirinha, mais de 20 mil disparos de peças pirotécnicas vão pintar o céu da cidade de novas cores.

Junho é época dos Santos Populares. São Pedro convida, venha festejar connosco!

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *