Lamego, Sociedade

“O maior evento institucional da longa História da cidade de Lamego”

unnamedA cidade de Lamego prepara-se para receber, no dia 10 de Junho de 2015, o maior evento institucional da sua longa História: as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Estamos já a poucos dias de viver um momento de importância inolvidável para os Lamecenses e para as gerações futuras que vão recordar esta ocasião como um dos capítulos mais ilustres e significativos desta cidade. Mais uma vez, Lamego dará um importante contributo para a valorização e consolidação da identidade nacional.

O imponente património arquitetónico e artístico de Lamego e a sua beleza peculiar será o cenário que emoldurará o conjunto de eventos que compõem o programa oficial destas comemorações e que chegará a milhões de lares em todo o mundo, através das transmissões televisivas. Como já deve ter reparado, por questões funcionais e estéticas, foi necessário intervir no espaço público com o objetivo de dar maior dignidade aos locais que vão acolher estas realizações. Para isso, temos contado com a preciosa colaboração e compreensão dos Lamecenses, ajudando a atenuar eventuais incómodos.

Lamego vai receber de braços abertos, nos dias 9 e 10 de Junho, o Presidente da República e todo os altos representantes dos órgãos de soberania da nação, os embaixadores acreditados em Portugal e numerosos convidados. Durante estes dias, tendo em conta o número de pessoas e meios envolvidos, será levada a cabo uma operação logística complexa. Seremos pois obrigados a implementar diversas restrições ao nível da circulação rodoviária e do estacionamento automóvel. Uma situação temporária que será particularmente sentida pelos moradores e comerciantes do centro da cidade, para o que pedimos a melhor compreensão. A todos os Lamecenses, sem excepção, pedimos o cumprimento de todas as recomendações e das indicações das forças de segurança presentes nos locais. Os Lamecenses já estão, de resto, habituados a grandes eventos, como a realização da majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e às restrições que daí decorrem.

No âmbito das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vamos também oferecer um vasto conjunto de atividades culturais, lúdicas e educativas de excelência com a participação de instituições nacionais e locais que, estou certo, vão emprestar um brilho muito especial a este evento e encher de alegria o espírito dos Lamecenses e de todos aqueles que nos visitam. Também os mais jovens, o futuro do nosso concelho, serão chamados a envolver-se ativamente na organização e promoção destas celebrações ajudando a perpetuar este momento ímpar na memória de todos.

Tenho plena confiança que o empenhamento ativo de todos os Lamecenses e das suas instituições será a chave do sucesso da organização de umas comemorações que vão projetar, ao país e ao mundo, uma cidade orgulhosa e pronta para abraçar os desafios do futuro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *