Alcoutim, Cultura

Exposição “Minha Fukushima” encerra em Alcoutim com programação cultural

CARTAZ ENCERRAMENTO DA FUKUSHIMA 19 JunhoO Espaço Guadiana, em Alcoutim, acolhe no dia 19 de junho, pelas 20h00, a cerimónia de encerramento da mega mostra internacional de arte «Minha Fukushima», patente no Cais, na Praça da República e no Centro de Artes e Ofícios, em Alcoutim, e na vizinha povoação espanhola de San Lúcar do Guadiana desde o passado dia 8 de maio.

O programa da cerimónia de encerramento inicia com uma sessão de poesia, pelos “Poetas do Guadiana”, seguindo-se as atuações do artista alcoutenejo Gonçalo Galrito (guitarra), pelas 20h30, de Hiltrut Lowe (piano), às 21h00 e do grupo de dança “Contemporâneo Fusion”, às 21h30. A entrada é gratuita.

Esta megaexposição reúne obras de cerca de 70 artistas de todo o mundo inspiradas no livro “My Fukushima”, do poeta japonês Taro Aizu, que revela ao mundo a tragédia causada pelo terramoto e tsunami de 2011 e consequente destruição parcial das centrais nucleares na cidade de kushima que contaminou e continua a contaminar vastas regiões do Japão e de outros países e continentes. Um dos grandes objetivos da iniciativa passa por sensibilizar os visitantes para a importância da arte e da preservação do ambiente num desenvolvimento sustentável do planeta.

Para envolver os mais novos e motiva-los para a reflexão sobre questões relacionadas com o futuro da humanidade, a exposição foi apresentada aos alunos do Agrupamento de Escolas de Alcoutim que contribuíram para a exposição com peças executadas a partir dos poemas do escritor nipónico, sendo posteriormente expostas na Casa dos Condes, em Alcoutim.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *