Sociedade, Turismo, Vendas Novas

Vendas Novas revive tradição de festejar os Santos Populares

Santos PopularesJunho é o mês dos Santos populares e Vendas Novas prepara-se para viver dias de grande animação, num programa que começa dia 12 e prolonga-se até 27 de junho.

As quadras, os manjericos, as marchas e as sardinhadas começam no dia 12 (sexta-feira) com o Arraial organizado pela Junta de Freguesia de Vendas Novas, que junta oito marchas no Largo da Igreja da Sto. António, a partir das 21h00. Quem não pode assistir, poderá sentar-se confortavelmente no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal no dia seguinte (dia 13), à mesma hora, que os marchantes voltam a pegar nos arcos para repetirem o desfile. Depois o Arraial continua no adro da Igreja de Santo António.

A partir de dia 20, as associações desdobram-se em atividades. Nesse mesmo dia, a Associação de Moradores da Afeiteira organiza o seu arraial, que terá lugar no Largo da Igreja, com missa, quermesse, sardinhada, marcha e baile.

No dia 26, é a Casa do Benfica em Vendas Novas a anfitriã e S. Pedro o padroeiro. Baile, espetáculo musical, fogueira e ainda uma “Color Run”, fazem parte das festividades que decorrem junto à sede.

A Associação de Moradores de Bombel também festeja S. Pedro no fim-de-semana de 26 a 28 de junho, preenchido com BTT noturno, jogos tradicionais, bailes, dança, procissão, entre outras atividades.

A fechar, no dia 27, a Junta de Freguesia de Landeira organiza um baile de S. João.

A tradição sai à rua para trazer nova vida ao centro da cidade e a alguns dos lugares do Concelho, num programa em que a devoção religiosa aos Santos Populares se cruza com a alegria e a cor destes tradicionais arraiais de verão de alma bem portuguesa.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *