Ansião, Cultura

Centenas visitaram Feira do Livro de Ansião 2015

MantadeHistóriasA Feira do Livro de Ansião 2015 aconteceu entre de 28 de Maio e 1 de Junho. Embora os momentos de animação tenham decorrido em diversos espaços de Ansião, o coração da Feira do Livro foi mesmo a Praça do Município, onde houve livros para compra a preços mais favoráveis e diversos momentos de animação. O primeiro momento desta Feira foi o encerramento do projecto Manta de Histórias, na tarde de Quinta-feira, reunindo utentes das diversas IPSSs envolvidas na concepção daquela manta especial e também o contador de histórias Vasco Serafim.

Na noite da Sexta-feira, dia 29 de Maio, decorreu na Praça do Município o workshop Criart, animado pelo Instituto Vasco da Gama, enquanto que ali actuava o Ensemble de Sopros da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília, seguido pelo Coro Municipal Marquês de Pombal.

A tarde de Sábado foi muito preenchida no Auditório Municipal. Primeiro foi ali apresentado o livro Contos do Aqui e do Além, de Rui Miranda e, depois, decorreu no mesmo local a final do concurso concelhio de leitura em Voz alta Ler é altamente. Um concurso que envolveu diversos exercícios de leitura, por alunos do concelho entre os segundo e sexto anos do Ensino Básico. Os vencedores foram Ricardo Pires (Centro Escolar de Chão de Couce – 2º ano de escolaridade), Inês Lopes (Escola Básica de Ansião- 3º ano de escolaridade), Vanessa Moura (Centro Escolar  de Santiago da Guarda, 4º ano de escolaridade), Catarina Alves (Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José  de Mello, Ansião, 5º ano de escolaridade) e Tomás dos Santos (Instituto Vasco da Gama, 6º ano de escolaridade). Depois, apresentou-se na Praça do Município o clube Corpo em Movimento, do Instituto Vasco da Gama e, à noite, actuou naquele mesmo local o Mário Mata Trio, com o espectáculo Música de Letras composto por músicas de Zeca Afonso, José Mário Branco, Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho e do próprio Mário Mata.

No Domingo, 31 de Maio, aconteceu pela manhã, na Biblioteca Municipal, uma sessão de Música para Bebés e, às 16h30, já na Praça do Município, um espectáculo de dança pela Escola de Ballet da Clínica das 5 Vilas, de Avelar.

A Feira do Livro terminou esta Segunda-feira, 1 de Junho. Por um lado as comemorações do Dia Mundial da Criança reuniram em torno da Mata Municipal, para desenvolverem várias actividades culturais e desportivas, todas as crianças do concelho dos ensinos Pré-Escolar e Básico do 1º Ciclo. Por outro, decorreu uma demonstração de Ginástica Acrobática, na Praça do Município, dinamizada pelo Agrupamento de Escolas de Ansião.

Foram cinco dias plenos de actividades direccionadas para a dinamização cultural e para a valorização do livro e da leitura, que envolveram diversas entidades e atraíram centenas de pessoas à Feira do Livro 2015.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *