Cultura, Mação

Inaugurada em Mação Exposição sobre Povo Huaorani do Equador

IMG_9839Foi inaugurada dia 28 de maio de 2015, quinta-feira, a Exposição da equatoriana Mariluz Paredes sobre “O Povo Huaorani na Amazónia Equatoriana em Mação.”

A exposição está patente no Centro de Saúde até final de Junho. É composta por um conjunto de fotografias que  um texto sobre aquele povo, uma das 13 comunidades aborígenes da Amazónia do Equador.

Mariluz Paredes é equatoriana e está em Mação a estudar no âmbito do Mestrado “Paisagens Culturais”. Na apresentação da Exposição agradeceu o acolhimento de Mação, o apoio da Câmara, nomeadamente do Museu e a recetividade do Centro de Saúde aquele trabalho.

A grande mensagem da Exposição, que Mariluz espera que chegue a todo o Mundo, como a própria explica, prende-se com a luta destes povos pela preservação da natureza desde há uns anos pois as suas condições de vida começaram a ser ameaçadas pela exploração de petróleo no Oriente equatoriano conduzida por empresas transnacionais que não têm em conta as comunidades que vivem ali. A grande mensagem das comunidades indígenas que vivem na Amazónia equatoriana, como está descrito no texto que acompanha as fotografias, é de que “vale a pena trabalhar incansavelmente para defender a Mãe Terra, a sua cultura, o seu povo”.

A exposição é composta por uma pequena mostra, um trabalho profundo e uma mensagem enorme. Vale a pena

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *