Sociedade, Torres Vedras

Venha viver o Ambiente em Torres Vedras

De 2 a 19 de junho, o Município de Torres Vedras preparou um vasto conjunto de atividades que celebram o Ambiente, cujo dia mundial se assinala a 5 de junho.

Fique “ verde” com tanta atividade e marque na agenda as ações em que pretende participar: workshops, conferências, exposições, ações de limpeza de praias, apresentação de espaços requalificados, concerto, degustação, apresentação de livro… e muito mais

Venha viver o Ambiente em Torres Vedras!

 

O Programa da Quinzena do Ambiente 2015 é o seguinte

2 junho | terça

14h00 | “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”

Conferência

Local: Centro de Educação Ambiental

Destinatários: público em geral

Inscrições: ambiente@cm-tvedras.pt

Conferência sobre a importância da biodiversidade na promoção do desenvolvimento sustentável em áreas protegidas. As áreas protegidas são lugares ideais para se testar e demonstrar abordagens inovadoras de desenvolvimento sustentável, que reconciliam a conservação da diversidade biológica e cultural, com o desenvolvimento socioeconómico, incluindo o turismo sustentável e responsável, tendo por base o conhecimento autóctone.

 

15h00 | Eco- Escolas: Compromisso de um bom desempenho ambiental

Compromisso de Colaboração

Local: Centro de Educação Ambiental

Destinatários: público em geral

Compromisso de colaboração, no âmbito do Programa Eco-Escolas, entre o Município de Torres vedras, Associação Bandeira Azul da Europa e a Agrupamentos de escolas Madeira Torres, Henriques Nogueira, S. Gonçalo e Padre Vítor Melícias.

 

3 junho | quarta

10h30 | “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”

Concerto

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

Destinatários: crianças dos 3 aos 10 anos

Inscrições: Esta atividade necessita de marcação prévia, com um mínimo de 2 dias úteis de antecedência, pelo tlf.: 261 314 163, tlm.: 918 773 342 ou mail: cea@cm-tvedras.pt

“O Planeta Limpo do Filipe Pinto é uma viagem, repleta de aventuras, ao planeta imaginário do jovem músico Filipe Pinto. O público terá oportunidade de conhecer os recantos e encantos da floresta, cruzar-se com os seus simpáticos habitantes, as mais diversas criaturas da natureza, e perceber, na primeira voz, o impacto negativo das más ações humanas na existência e na sobrevivência de todos os seres vivos. “

 

4 junho | quinta

14h30 | 2.ª Edição Landart “Arte na Paisagem”

Inauguração da Exposição

Local: Parque de Merendas da Serra do Socorro

Destinatários: público em geral

Inscrições: ambiente@cm-tvedras.pt

Relação entre a arte e a natureza. Prossupõe harmonizar essas duas vertentes numa atmosfera limpa, designo de respeito pelos espaços ao ar livre.

16h00 | Sinta a Paisagem com as cores do pôr-do-sol

Degustação

Local: Parque de Merendas da Serra do Socorro

Destinatários: público em geral

Inscrições: ambiente@cm-tvedras.pt

Pretende-se usufruir da paisagem com as cores do pôr-do-sol e saborear os produtos locais

 

5 junho | sexta

09h30 às 12h00 | Ação Costa-Viva 2015

Ação de limpeza de Praia

Local: Praias do Concelho de Torres Vedras

Destinatários: alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico

09h30 às 12h00 | Limpeza da Foz do Sizandro 2015

Ação de limpeza de Praia

Local: Praia da Foz

Destinatários: alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico

 

6 junho | sábado

11h00 | Livro dos Monstros

Apresentação do Livro

Local: Parque Verde da Várzea

Destinatários: público em geral

No ano letivo 2013/2014, a equipa “Ser a Brincar” do Académico de Torres Vedras (ATV), desenvolveu com os alunos do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo (primeiros e segundos anos) um projeto de construção de um livro: o Livro dos Monstros.

Este é composto por várias histórias que refletem as dificuldades do dia-a-dia dos alunos em monstros criativos. Aponta também para soluções para enfrentar os monstros que assombram as crianças destas idades. Todos os textos e ilustrações são da autoria dos alunos que frequentaram as aulas do “Ser a Brincar”.

Esta publicação conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

15h00 às 17h00 | Iniciação à Observação de Aves

Workshop

Local: Foz do Rio Sizandro

Destinatários: público em geral e Famílias (crianças a partir dos 6 anos)

Inscrições: Esta atividade necessita de marcação prévia, com um mínimo de 2 dias úteis de antecedência, pelo tlf.: 261 314 163, tlm.: 918 773 342 ou mail: cea@cm-tvedras.pt

As aves têm fascinado os homens desde sempre, quer pela sua capacidade de voar e muitas vezes também pela sua plumagem colorida ou pelo seu canto.

O workshop dinamizado pelo Ornitólogo Hélder Cardoso, será constituído por duas partes, uma teórica e outra prática e decorrerá na Foz do Rio Sizandro

 

8 junho | segunda

14h30 | “Módulo Hidrogénio”

Workshop

Local: Centro de Educação Ambiental

Módulo Didático, novo equipamento instalado no Centro de Educação Ambiental, pretende demonstrar a importância do hidrogénio enquanto vetor energético essencial na gestão da energia no futuro e promovendo a sensibilização e formação da população escolar na área das Energias Renováveis e Hidrogénio.

 

11 junho | quinta

09h00, 10h00, 11h00 e 11h30 | Requalificação de Espaços Verdes

Apresentação dos novos espaços

Local: Maxial, Fonte Grada, Praia Azul e Póvoa de Penafirme

Destinatários: juntas de freguesia e escolas

Novos espaços de lazer e fruição da natureza. Projetos desenvolvidos em diversas freguesias, tendo por base os conceitos de “baixo custo”, simplicidade e sustentabilidade, com o objetivo de promover a prática desportiva ao ar livre, aproximar a população da natureza, garantir a preservação da floresta contra incêndios e dotar os espaços de equipamentos de lazer potenciando a qualidade de vida no território.

09h00 |Apresentação da Requalificação do Espaço Verde de Maxial10h00 | Apresentação da Requalificação do Espaço Verde da Fonte Grada11h00 |Apresentação da Requalificação do Espaço Verde da Praia Azul11h30 | Apresentação da Requalificação do Espaço Verde do Póvoa de Penafirme

 

12 junho | sexta

09h30 | Apresentação do Projeto de Regeneração do Sistema Dunar da Foz do Sizandro

Local: Sizandro Beach Lodge, Praia da Foz do Sizandro

Recuperar o sistema dunar da Foz do Sizandro, garantido a sua função de proteção da costa, numa área total de aproximadamente 3,5 há. Com este objetivo foram desenvolvidas ações para promover a fixação das areias e o aumento do volume de duna, assim como das populações vegetais e da diversidade de espécies.

20h00 | Apresentação do Projeto Eco Urbe Santa Cruz

Local: Praia Centro – Santa Cruz (junto à paragem do autocarro)

O projeto Eco Urbe pretende tornar Santa Cruz uma “montra” aberta a tecnologias de produção de energia a partir de fontes renováveis, bem como de novas soluções promotoras de sustentabilidade e eficiência energéticas. Englobados neste projeto estão os seguintes equipamentos, que resultaram de um projeto de design global, investigação e desenvolvimento que recorre à utilização de sistemas sustentáveis de energia e tem por base o conceito de eco design: postes base, placas direcionais, postes de iluminação de 6 metros, estruturas de ensombramento, estrutura de apoio para bicicletas, abrigos de passageiros de 6 metros com 2 bancos, mupi convencional e totem de informação dinâmica.

 

13 junho | sábado

09h30 Início da Época Balnear – Apresentação do Projeto Praia Segura

Local: Praia da Física – Santa Cruz

Destinatários: público em geral

Inscrições: ambiente@cm-tvedras.pt

O Projeto “Praia Segura” Consiste no patrulhamento da costa do concelho, com especial incidência nas praias não concessionadas, por uma viatura devidamente equipada. Implementado desde 2009, este projeto foi até ao final da última época balnear responsável por 237 intervenções, a grande maioria relacionadas com situações de socorro a náufragos e prestação de primeiros socorros.

 

19 junho | sexta

09h30 – 16h30| Projeto REPUTE

Local: Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras

Destinatários: público em geral

O REPUTE é um projeto internacional da qual a CIM Oeste é parceiro e visa criar um enquadramento no Espaço Atlântico para incentivar a inovação nas empresas que promovam o uso de energias renováveis nos transportes públicos. Este projeto está alicerçado em projetos anteriores de transporte em matéria de energia, de suporte à interoperabilidade, intermodalidade e continuidade das redes de transporte existentes.

 

Venha viver o Ambiente em Torres Vedras!

Informação sempre disponível e atualizada em: www.cm-tvedras.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *