Celorico de Basto, Sociedade

Celorico de Basto recebeu a II Tertúlia Vida Ativa

_DSC0973Decorreu no dia 21 de maio, no salão nobre dos Paços do Concelho, a II Tertúlia “Vida Ativa”, uma ação promovida pelo CLDS+, Celorico+Social. Em parceria com o Cases – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

“Esta tertúlia pretende levar à reflexão por forma a verificar quais os caminhos a ter no que respeita à economia social. A maioria da população, até os que integram este sector, é muitas vezes leiga na matéria e, por isso, perde oportunidades únicas de apoio. A Cases veio explicar-nos e fazer-nos entender a importância desta Economia Social numa dimensão geral mas direcionada a grupos específicos como sendo os desempregados, jovens e Ipss´s”, referiu Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto, na abertura da sessão.

De facto, ao longo da sessão o tema foi Economia Social e os programas de apoio para desempregados, Ipss´s e jovens. Uma economia acarinhada pelo novo quadro comunitário que não poderá passar despercebida. “A Economia Social é, de facto, um enfoque do novo Quadro Comunitário, Portugal 2020, e por isso deverá ser devidamente divulgado e esclarecido junto de possíveis interessados. Se existe hipóteses de apoio e se as populações têm essa necessidade nós, técnicos, temos que atuar no sentido de sensibilizar e dar a conhecer estas novas oportunidades que antes não existiam” referiu Elisabete Coelho, Técnica do Clds+.

Uma tertúlia que contou com o técnico da Cases, Tiago Dias, como orador, que explicou todos os paradigmas desta economia social focando a atenção da plateia nos programas de apoio como sendo o “Sou Mais” focalizado no microcrédito direcionado a empreendedores, “Social Investe”, um programa de apoio à Economia Social que consiste numa linha de crédito bonificado, “Geração Coop” que pretende dar a conhecer o modelo empresarial aos jovens e “Academia ES”, destinada à sensibilização e formação de jovens para a Economia Social.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *