Palmela, Sociedade

Projeto “(A)gente do Bairro” envolve comunidade na valorização do espaço público em Palmela

O concelho de Palmela está a ver nascer um conjunto de equipamentos de utilização coletiva e intervenções em espaço público, fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “(A)gente do Bairro”. Entre o 25 de Abril e o próximo fim de semana, o território vê implementados investimentos no valor de cerca de 25 mil euros.

No dia 31 de maio, às 9h30, a Câmara Municipal de Palmela, a Junta de Freguesia de Pinhal Novo e a recém criada Associação dos Amigos do Bairro da Confidente inauguram a Nova Estação de Street Workout e o remodelado Espaço de Jogo e Recreio da Solidariedade. Assiste-se, assim, à criação de um espaço mais moderno e adaptado às novas realidades e práticas desportivas e de recreio. Esta intervenção surge após a apresentação de uma proposta por parte de um grupo de cidadãos, agora constituídos em associação, durante o processo de debates públicos Orçamento Participativo 2014.

Assinalando o Dia do Concelho e o Dia da Criança, a 1 de junho, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Palmela e a Associação de Moradores e Amigos da Venda do Alcaide inauguram o Circuito de Prevenção Rodoviária no Jardim António Ferreira da Costa, em Venda do Alcaide. Pretende-se que este seja um local de fruição e aprendizagem para os mais novos sobre as normas de prevenção rodoviária. A concretização deste circuito responde a um desafio lançado no ano transato pela associação de moradores, no sentido de inserir novas funcionalidades neste espaço da localidade.

Recorde-se que, no passado dia 25 de abril, numa parceria entre a Associação de Moradores e Proprietários do Bairro da Cascalheira, a Câmara Municipal de Palmela, a Junta de Freguesia de Pinhal Novo e a Empresa Costa e Nicolau, foi intervencionado o Jardim da Liberdade, no Bairro da Cascalheira, criando um novo espaço verde ao serviço da comunidade local.

Lançado em 2014, enquadrado pela política de participação cidadã que é bandeira do Município de Palmela, o projeto “(A)gente do Bairro” pretende valorizar as intervenções e propostas da cidadania para  intervenção no espaço público, criando parcerias entre os proponentes, as autarquias e o tecido empresarial, com vista à melhoria e diversificação de usos. Os intervenientes comprometem-se com a manutenção e uso contínuos dos espaços comunitários, dinamizando o relacionamento de proximidade e contribuindo para comunidades mais ativas, atentas e responsáveis.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *