Lamego, Sociedade

Centro Europe Direct de Lamego leva Dia da Europa às escolas

Centro_europe_LatinoCoelho2015No âmbito das celebrações do Dia da Europa, o Centro Europe Direct de Lamego promoveu ao longo do mês de maio diversas atividades que pretendem contribuir para uma cidadania europeia pró-ativa, proporcionando um melhor conhecimento e esclarecimento dos estudantes sobre o processo de construção europeia. O projeto “A Europa mais Perto!” levou até vários estabelecimentos escolares sessões de informação sobre temáticas europeias.

Na Escola Secundária de Latino Coelho, para além da realização de uma sessão de informação, foi inaugurada a exposição “This Wall Will Fall” que o Centro Europe Direct elaborou em cooperação com o Clube Europeu e que visa assinalar o 25º aniversário da queda do Muro de Berlim. No dia seguinte, 8 de maio, dezenas de estudantes participaram de uma forma entusiasta na organização de um peddy paper e partiram à descoberta de alguns locais da cidade para responderem, corretamente, a 48 questões que abordaram diversas temáticas: “A UE – Génese e Evolução”,  “Cultura e Cidadania”, “Europa 2020” e “2015 – Ano Europeu do Desenvolvimento”. No final, os grupos que alcançaram os três primeiros lugares foram premiados pela sua prestação.

O projeto “A Europa mais Perto!” também passou pela Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, em Peso da Régua, que contou desta vez com a presença de alunos do Ensino Especial, com menor acesso à informação e ao conhecimento, e que tiveram acesso a tradução simultânea dos conteúdos apresentados. A iniciativa passou ainda pelo Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, em Tarouca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *