Cultura, Óbidos

1932: Conhecidas as imagens em movimento mais antigas sobre Óbidos

Obidos-1932bForam conhecidas as imagens em movimento mais antigas que se conhece da vila de Óbidos. Datam de 1932 e estão inseridas num documentário sobre notícias nacionais. Intitulado “O Século Cinematográfico Nº 7”, de Eduardo Brazão e Aníbal Contreiras, a rúbrica fala sobre o avançado estado de degradação de vários castelos, símbolos de Portugal, apontando para a necessidade da sua recuperação. No pequeno registo com um minuto, surgem planos da ponte do Rio Arnóia, do Castelo, das muralhas, da Porta da Vila, do Largo da Misericórdia e do arrabalde.

Para além desta obra com 83 anos, a cinemateca Portuguesa é detentora de uma serie de outros filmes sobre Óbidos, cuja listagem já se encontra disponível para consulta, no Arquivo Histórico de Óbidos.

Este vídeo encontra-se disponível para visualização em http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=2370&type=Video, e Óbidos poderá ser visualizado ao minuto 05:39:10, estando todos os direitos reservados ao Arquivo Nacional de Imagem em Movimento – Cinemateca Portuguesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *