Educação, S. João da Madeira

S. João da Madeira recebe Encontro de Estudantes da Ilha do Maio em Portugal

Mais de uma centena de estudantes da Ilha do Maio que fazem a sua formação em Portugal reúnem-se, de 22 a 24 de maio, na cidade de S. João da Madeira para o seu 6.º encontro anual. Um evento que se realiza a convite do presidente do Município sanjoanense, que assim pretende reforçar a geminação estabelecida com aquela localidade de Cabo Verde em maio de 1999.

Organizado pela Associação Maense em Portugal e contando com a presença de Presidente da Camara Municipal do Maio, Manuel Ribeiro, este encontro é apresentado como “um espaço privilegiado de debate, reflexão e crítica sobre os aspetos importantes referentes à ilha do Maio”.

Essa vertente estará particularmente vincada na conferência a realizar, a 23 de Maio, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira. O tema será “O Percurso da Ilha do Maio no Contexto dos 40 anos da Independência de Cabo Verde: Contributos e Desafios”.

Ritmos e tradições de Cabo-Verde

O programa deste encontro contempla também uma forte componente cultural, que tem como ponto alto a gala a realizar, na noite desse sábado, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory. Aí se cruzam manifestações artísticas da Ilha do Maio com atuações de associações sanjoanenses, que irão da música à dança, passando pela poesia e pelo canto.

Assim, vão participar na animação dessa noite a Banda de Música de S. João da Madeira, o Centro de Cultura e Recreio (CCD), a APROJ e o Coro de Câmara, cujas intervenções se vão intercalar com ritmos e tradições de Cabo Verde, destacando-se o grupo de tambores Tabanka, um desfile de traje africano e muitos momentos musicais, com Sant´Ana, Kriol Art´Music, Minis di Coimbra, Celina Pereira, Tibau Tavares…

Essa gala é aberta ao público em geral e tem entrada gratuita. Quem o desejar, pode contribuir com um valor simbólico que entenda adequado para apoio a crianças na Ilha do Maio. Seguir-se-á, nessa mesma noite, uma “after party” de muita música e dança, com diversos DJs.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *