Cultura, Vagos

Festa de Vagos e Semana cultural

Festas_do_MunicipioComo já vem sendo tradição e no seguimento de uma aposta forte na promoção e divulgação do Município na área da Cultura e do Turismo Religioso, a Câmara Municipal de Vagos realiza entre os dias 23 e 31 de maio, as Festas de Vagos, em Honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos, e a Semana Cultural.

A edição deste ano das Festas de Vagos conta com uma alteração de formato através da inclusão da Semana Cultural nas festividades. Esta alteração tem como objetivos o reforço da mostra cultural, o aumento da notoriedade, o aumento do seu impacto na economia local e a conquista de novos públicos.

O espaço onde irá decorrer este evento será o Jardim São Sebastião, em Vagos, junto aos Bombeiros. O recinto será composto por trinta e dois espaços de exposição dedicados ao artesanato, à cultura, à educação, entre outros. Terá um espaço dedicado à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, sete espaços gastronómicos dinamizados por associações locais, espaços de exposição dedicados aos Bombeiros de Vagos e ao Museu do Brincar e um espaço recreativo com insufláveis dedicado aos mais novos.

Do programa, merece especial destaque as atividades religiosas, nomeadamente, a Procissão do Divino Espírito Santo, que se realiza no dia 24 de maio pelas 17h30. No dia 25 de maio, o dia do Município, decorre, pelas 9h30, a tradicional Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Vagos, pelas 11h, a Missa Solene e, às 16h, a distribuição do Bodo.

Pelas 15h, o Salão Paroquial de Vagos recebe a cerimónia de entrega de medalhas e diplomas de mérito aos melhores alunos das escolas de Vagos e às IPSS’s. Esta cerimónia será presidida pelo Sr. Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

Nesse mesmo dia, pelas 16h30, no Jardim São Sebastião, realiza-se um convívio entre a população, o grupo musical “Os Azeitonas” e a Banda Vaguense, em antecipação à atuação principal, deste grupo, pelas 22h30.

O restante programa da Semana Cultural irá marcar o início de um novo ciclo desta iniciativa que, mantendo a sua estrutura base, irá apresentar diversas novidades, visíveis sobretudo na sua programação e na organização de espaço. No que diz respeito às iniciativas, estão garantidos diversos momentos culturais, gastronómicos e recreativos, bem como vários espetáculos.

As Festas de Vagos e Semana Cultural, realizam-se em parceria com a comunidade, associações locais e empresas que, em conjunto, contribuem de forma decisiva para o sucesso desta iniciativa.

A Câmara Municipal de Vagos propõe um programa diversificado para a população Vaguense e dá as boas vindas a todos quantos visitem o Município.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *