Lousã, Sociedade

Bombeiros Municipais da Lousã promovem formação de busca e resgate em espaços naturais

DSCN2709No âmbito de Plano de formação anual definido para a Corporação e tendo como objetivo capacitar os meios para as diversas situações operacionais, os Bombeiros Municipais da Lousã promoveram, no passado dia 16 de maio, uma formação de resgate em espaços naturais.

Esta formação, que contemplou vertente teórica e pratica, teve como principal objetivo a preparação dos operacionais para eventuais necessidades de busca e resgate de vítimas em espaços naturais, nomeadamente na Serra da Lousã.

De facto, são, cada vez mais, as pessoas que se deslocam à Serra, nomeadamente para a prática de desporto e lazer mas, também, para atividades profissionais o que aumenta a probabilidade de ocorrências como quedas em zonas de difícil acesso ou casos de pessoas que no decorrer das suas atividades se perdem.

Cartografia, utilização dos rádios SIRESP para comunicações e envio de coordenadas GPS, coordenação de equipas de busca e salvamento em grande angulo, foram algumas das temáticas abordadas e aplicadas no exercício realizado na zona das Ermidas de Nossa Senhora da Piedade, ex libris turístico do Concelho e local de culto de milhares de devotos.

Atendendo ao uso cada vez maior da Serra e ao facto de não ser um tipo de ocorrência com que os operacionais estejam habituados a lidar no dia a dia, este momento formativo assumiu especial importância para os Bombeiros, estando estes agora mais preparados.

A realização de diversos exercícios tem sido uma aposta do Corpo de Bombeiros,  merecendo destaque um exercício realizado já este mês na Unidade de Armazenamento de Gás instalada na Zona Empresarial dos Matinhos, que contou com a colaboração de especialistas da Beiragás.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *