Sociedade, Vizela

Câmara Municipal abre as portas do voluntariado europeu aos jovens vizelenses

sve iA Câmara Municipal de Vizela viu recentemente aprovada, pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação, a sua candidatura como organização de envio, acolhimento e coordenação do programa Serviço Voluntário Europeu até ao ano 2020.

Após várias experiências bastante positivas e animadoras, através da realização de dois intercâmbios, através do programa juventude em ação, a Autarquia pretende otimizar os seus recursos e aproveitar ao máximo as oportunidades deste novo Quadro Comunitário 2014-2020 que incorpora um novo Programa, denominado Erasmus +.

De imediato, será já possível o envio de dois voluntários vizelenses para a cidade de Frontignan la Peyrade, num programa que irá durar 11 meses e sobre o qual vamos dar mais novidades em breve.

O Programa irá proporcionar aos jovens vizelenses a oportunidade de fazerem a diferença no mundo – e nas suas próprias vidas – através do Serviço Voluntário Europeu.

O Serviço Voluntário Europeu (SVE) é uma oportunidade única para os jovens afirmarem o seu empenhamento pessoal, através de atividades não remuneradas a tempo inteiro num país estrangeiro, dentro ou fora da União Europeia.  O SVE potencia a solidariedade, a compreensão mútua e a tolerância entre os jovens, contribuindo para reforçar a coesão social na União Europeia e a promoção da participação cívica ativa dos jovens.

Aberto a todos os jovens, que tenham entre 18 e 30 anos, o SVE é um verdadeiro “serviço de aprendizagem”. Para além de beneficiar as comunidades locais, ao participar em atividades voluntárias, os jovens desenvolvem novas competências e, por isso, aumentam o seu desenvolvimento pessoal, educacional e profissional.

Os voluntários beneficiam de formação específica ao longo do serviço de voluntariado e a sua experiência é formalmente reconhecida através do Passe Jovem.

A participação é gratuita para os voluntários e os participantes têm direito a alojamento, alimentação, seguro e dinheiro de bolso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *