Portimão, Sociedade

Lota Cool Market será um mercado imperdível em Portimão

CARTAZ Lota Cool MarketNo dia 23 de maio, a zona ribeirinha de Portimão e o edifício da antiga lota vão ser cenário para a 2ª edição do Lota Cool Market, um Mercado de Novo Artesanato, Design, Street Food, Gourmet, que inspirado este ano numa “Summer Roadtrip”, irá respirar muitos convívios, descobertas e novas experiências e transformar-se numa montra de produtos e serviços estilo retro vintage.

Cerca de 49 expositores já confirmaram a sua presença nesta segunda edição, na sua maioria jovens criadores portugueses com pequenas marcas e micro empresas de produtos originais, do novo artesanato ao design, passando por propostas de Street Food e Gourmet e até na área da música funk e do entretenimento.

A seleção de produtos que compõem esta montra procura, não só refletir as tendências do momento, mas também contribuir para recriar o ambiente pretendido, uma viagem com estrada, sol, rio, serra e mar, mas também recordar encontros, desencontros e reencontros.

Na categoria do Novo Artesanato, não irão faltar produtos feitos à mão, muitos deles inspirados em técnicas tradicionais, embora com um toque de modernidade, seguindo cores e motivos contemporâneos, como é o caso da YOUNIC4you que trará à lota sardinhas muito cool e coloridas que podem servir de porta-chaves, ou de alfinetes dando um toque especial a uma peça de roupa. Neste campo também vai marcar presença as Contadeiras de Histórias, que feitas a partir de desperdícios transformados em esculturas de papel e sempre com mensagens especiais têm histórias para contar. Quase como uma viagem a um reino encantado, são as coisas da Rosa Chock Boutique, que com as suas tendas e cavalinhos de pau transportar-nos-ão para um universo de fantasia e sonhos.

O Design marca presença através de produtos de autor como o Bioco Tradition, um traje tradicional antigo do Algarve que viajou ao presente, numa versão de alta costura. E porque o mercado mais cool a sul gosta de elogiar o que é português, mas de uma forma inovadora, não poderiam faltar peças feitas em cortiça com a presença da Likecork que utiliza esse material tão icónico em peças modernas de design. Outra presença será o Repto que é muito mais do que uma marca de roupa e que tem como máxima produzir produtos de alta qualidade, usando como base a poderosa e reconhecida industria têxtil portuguesa.

No que diz respeito à comida, são os projetos de Street Food que marcarão uma presença especial, trazendo até à zona ribeirinha a nova moda de carrinhas vintage a servir comida na rua, como a “Caipijoca`s” que tanto brilhou e aqueceu na 1ª edição. E com o tema das viagens, não podia mesmo faltar um autocarro que vende tostas de meio metro, a Rock n`Doll e ainda o regresso do Amour Gourmet com chocolates para nos aquecer os corações. Neste campo, não podia faltar a GIN SUL, gin feito com limões de Odeceixe, um belo destino para uma Summer Roadtrip.

A categoria de entretenimento vem complementar e enriquecer o ambiente desta “viagem”, quer seja com a presença de uma caravana modo “Surf Trip” do Portimão Surf Clube com técnicos e materiais que tentarão proporcionar exercícios que recriem a prática de surf, quer pela presença da Inovarte de cariz criativo e dinamizador e que trará surpresas bem inspiradoras. A este nível, também marcará presença o TukTuk elétrico, da Allgav TukTuk, que com um preço especial no dia do mercado levará a conhecer as zonas mais emblemáticas de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.

Para além de muitos outros expositores com marcas portuguesas e com o tema das viagens que estarão presentes na zona ribeirinha, ser solidário é cool e esta edição volta a acolher o projeto Vela Solidária, com passeios de barcos. Quem desejar contribuir com um donativo, qualquer que seja o valor, terá direito a um passeio pelo Rio Arade.

No que toca à música, o Lota Cool Market não é apenas um mercado, mas sim “O Mercado Mais Cool do Sul” e pretende-se que todos se divirtam, que fiquem por lá do início ao fim. Este ano a aposta foi trazer uma banda, a banda mais groove da cidade de Portimão, que, por sua vez, também andou a fazer a sua própria Roadtrip numa tour Europa fora: eles são os Compotas. A animação estará também a cargo de duas Djs: DJ La Kedi com influências R&B, Soul, Hip Hop, Tripop e funk e Dj Miss Baila com influências de Africa – Funk – Soul – World Music – MPB – Latin.

Em suma, o Lota Cool Market pretende ser um local de promoção e divulgação de pequenos negócios, em especial produtos artesanais de qualidade, portugueses, muitas vezes apenas vendidos on line.

A ideia de Diana Condesso, mentora desta iniciativa conta mais uma vez com a organização da Teia d’ Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva e o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão e do Museu de Portimão, e depois do grande sucesso da edição anterior, pretende mostrar mais uma vez o conceito de Mercado Pop-Up ao ar livre que reúne propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas.

Em horário “sunset”, das 16h00 às 24h00, o Lota Cool Market é de entrada livre, contando com a parceria do Sul Informação ao nível de media, para além dos apoios da Etic- Algarve, Sweet Cherry- photography, Pedras Salgadas e da FUSECoders .

Para mais informações acerca da organização do Portimão Lota Cool Market poderá ser consultada a página de FB do evento https://www.facebook.com/lotacoolmarket

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *