Cultura, Sardoal

20.º Cine’Eco no Centro Cultural Gil Vicente em Sardoal

Cineeco_geralO Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, exibe, no próximo dia 23 de maio, alguns dos filmes participantes na 20.ª edição do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

 

Desta forma, pelas 16 horas, tem lugar uma sessão curtas-metragens, dirigida especialmente aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos de ensino, na qual serão exibidos: “Vigia” de Marcel Barelli; “Vento” de Robert Lobel; “Eu quero-te” de Jincolás Conte;  “Apagando traços” de Armando Camero; “O sabor da Coreia” de Jeabin Hab; “O gelado derrete na praia” de Sebastian Stojetz; “A Balada do Saco de Plástico” de Jonas Benarroch.

 

“Portugal Terra”, da autoria de João T. Vasconcelos, é o documentário que será exibido às 17 horas e que se destina, especialmente, aos alunos do 3.º ciclo. Trata-se de um documentário sobre a natureza e Portugal que pretende proporcionar uma viagem que vai desde o Gerês a Montesinho, passando pelos picos mais altos da Serra da Estrela e pelos fantásticos rios que percorrem o nosso território. Este documentário dá, ainda, a conhecer melhor as espécies mais icónicas da fauna do nosso país.

 

A presença do 20.º Cine’Eco em Sardoal termina com a exibição, às 21h30m, de “Os fantasmas da nossa máquina”, de Liz Marshall, que é um documentário cinematográfico multiplataforma que mostra a vida dos animais domésticos que vivem nas nossas casas e no meio da máquina do nosso mundo moderno. Através do coração e da lente da aclamada fotógrafa animal Jo Anne McArthur tornamo-nos intimamente familiarizados com um elenco de temas e de animais, que vivem com os humanos.

 

Apesar de dirigidas especialmente à comunidade escolar, todas as sessões estão abertas à comunidade em geral e têm entrada livre.

 

No concelho de Sardoal a organização desta iniciativa conta com a colaboração do Município de Seia, do Município Sardoalense, do Espalha Fitas – Secção de Cinema da Associação Palha de Abrantes e do Agrupamento de Escolas de Sardoal.

 

O Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema em Portugal, dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em Outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. Trata-se de um festival que decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e que já ganhou grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *