Celorico de Basto, Sociedade

Celorico de Basto recebeu o Seminário “A Terra de Basto”

_DSC8696Celorico de Basto recebeu o Seminário “A Terra de Basto”

Como forma de dar a conhecer de forma mais profícua o território decorreu, no dia 9 de maio, uma palestra subordinada ao tema “A Terra de Basto”

A iniciativa promovida pela Universidade Sénior de Celorico de Basto decorreu no Auditório da Quinta do Prado, tendo sido voltada para dois temas principais “ a coesão da Terra de Basto” e “Basto em Setecentos”.

O presidente da Universidade Sénior, José Manuel Machado destacou a importância destas ações na promoção de um território cheio de história. “Estas atividades são muito importantes para a promoção do nosso território. A mim, enquanto presidente da Universidade Sénior, resta-me agradecer a presença destes ilustres convidados que tornaram esta ação possível”.

“A Coesão da Terra de Basto” contou com o diretor de Departamento de Planeamento, o Geografo, José Peixoto Lima, como orador que retratou um pouco da história recente das Terras de Basto em “constante reconstrução”.

O outro painel “Basto em Setecentos: práticas, formas de piedade e expressão religiosa do mundo campesino” foi referenciado pelo historiador Pedro Tavares Vilas Boas que destacou sobretudo, a importância da igreja na região.

No final do seminário decorreu uma adaptação do conto “são salvador do mundo” de Walter Hugo Mãe com os Alunos da USCB e Associação Primeiro Plano de Lousada.

 

Recordar que a Universidade sénior promove várias iniciativas ao longo do ano, com um plano de atividades muito completo e voltado para diversas temáticas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *