Desporto, Póvoa de Varzim

O Varzim é a principal referência da Póvoa

O Varzim é a principal referência da PóvoaO Presidente do município da Póvoa de Varzim marcou presença na mesa da Conferência organizada no âmbito das comemorações do centenário do Varzim S.C., e que teve lugar na passada sexta-feira, dia 8, às 21h30, no Diana Bar. O orador convidado para a palestra intitulada “Um Outro Futebol” foi o Prof. Abílio Travessas.

A sessão foi apresentada pelo Presidente da Comissão das Comemorações do Centenário do Varzim S.C., José Macedo Vieira, e foi moderada pelo jornalista João Gobern. Veja a fotogaleria.

Aires Pereira foi convidado a dirigir algumas palavras aos muitos presentes na iniciativa e foi claro na importância do clube alvi-negro para a imagem da cidade, afirmando que o Varzim é a principal referência da Póvoa.

O autarca entende que “a cidade só ganha com o clube na mó de cima”, tendo desafiado a plateia composta por amigos e associados do clube a arregaçarem as mangas e a unirem-se na luta para que o Varzim consiga bons resultados a todos os níveis. Da parte do município, continua a haver empenho no apoio ao Varzim.

O Presidente da Câmara Municipal não deixou de anotar a falta de juventude na plateia, considerando que se torna necessário cativar os mais novos para o conhecimento da história do clube da sua terra.

Abílio Travessas iniciou a sua apresentação com a abordagem das origens remotas do jogo da bola, depois referiu-se ao precedente inglês, o futebol moderno e a sua génese: futebol e rugby. A palestra prosseguiu pelas origens do futebol em Portugal e o nascimento dos três grandes, não esquecendo a influência das Ditaduras no futebol: Espanha, Itália e Alemanha. O orador fez ainda referência ao Estado Novo e à ligação ao futebol, terminando com referências a homens e instituições que afrontaram Salazar e Marcelo Caetano.

Abílio Travessas é natural de Aver-o-Mar e chegou a integrar o plantel do Varzim e, mais tarde, nos tempos de estudante, o da Académica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *