Cultura, Póvoa de Varzim

Fotografias como alerta para a Violência no Namoro na Póvoa de Varzim

unnamedA partir do dia 12 e até 19 de maio estará patente no Cine-Teatro Garrett a exposição fotográfica intitulada “Cenas.Love – Representações do Amor, Namoro e Violência no Namoro”,  que poderá ser visitada entre as 10h30 e as 12h30 e depois das 15h30 às 17h30.

Esta mostra será promovida pelo projeto “Artways – Políticas Educativas e de Formação contra a violência e delinquência juvenil” da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, com a parceria da Rede Social da Póvoa de Varzim.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito da realização, a 14 de maio, das VII Jornadas Intermunicipais Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que também decorrerão no Cine-Teatro Garrett, a partir das 9h00.

O projeto “Artways” é um projeto da UMAR que pretende prevenir primariamente a violência. Este projeto é financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A metodologia deste projeto é particular e inovadora, trabalhando as temáticas ligadas à violência de forma artística.

Durante o ano letivo, o trabalho com os/as jovens resultou em produtos artísticos na sequência das temáticas abordadas – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, Violência Doméstica, Violência no Namoro, Bullying, Preconceito, entre outras. Acredita-se que este tipo de intervenção, através da arte e de forma continuada ao longo do ano, é o caminho para produzir as mudanças comportamentais desejáveis nestes/as jovens. A UMAR já tem experiência usando esta metodologia e os resultados são visíveis.

De maneira a sinalizar junto dos jovens a Violência no Namoro, foram criadas, com o excelente contributo de fotógrafos, várias fotografias que pretendem alertar para o fenómeno da Violência nas Relações de Intimidade dos jovens.

No projeto participaram turmas da Póvoa de Varzim, nomeadamente do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, da Escola Secundária Rocha Peixoto, do Agrupamento de Escolas de Rates e do Colégio de Amorim.

Pode conhecer melhor o Projeto “Artways” em artways.umarfeminismos.org

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *