Cultura, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António assinala dia da cidade com recriações históricas, concerto e espetáculo de vídeo mapping

Vila Real de Santo António assinala, noCortejo histórico e etnográfico_VRSA próximo dia 13 de maio, o 241º aniversário da sua fundação com um programa cultural, musical e a habitual sessão solene durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito ou contributos para o concelho.

As celebrações iniciam-se no dia 9, com a abertura da Feira Histórica, às 10h00, na Praça Marquês de Pombal. Até 13 de maio, entre as 10h00 e as 23h00, a Praça recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época.

Também no dia 9, às 21h30, o Centro Cultural António Aleixo recebe o Festival «Arte sem Fronteiras 2015», com um espetáculo de dança.

No dia 10, a Praça Marquês de Pombal, recebe o Festival de Bandas Filarmónicas, com início às 21h00. No dia seguinte, sobe ao palco o Festival de Tunas Académicas, a partir das 21h30.

No âmbito do dia da cidade, o Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes desenvolveu um programa especial que integra a exposição «Cartografia original da fundação de VRSA», patente até ao dia 16 de maio.

A exposição dará a possibilidade de conhecer documentos originais com cerca de 240 anos e tem como objetivo preservar, valorizar e divulgar o património histórico da cidade enquanto um dos melhores exemplos da arquitetura iluminista.

Inserida nesta mostra, realiza-se no dia 12, às 18h00, uma palestra subordinada ao tema «O percurso dos documentos da fundação de VRSA: do século XVIII aos nossos dias», com o historiador Hugo Cavaco e a arquivista Madalena Guerreiro, que falarão sobre o uso da cartografia para contar, ilustrar e documentar um acontecimento histórico.

No dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se com a inauguração do monumento em honra do Comandante Sérgio Batista, na Avenida das Comunidades Portuguesas, às 9h30.

Às 10h30, terá início a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo. Durante a cerimónia, serão distinguidas diversas personalidades de VRSA e entregues diplomas de mérito aos melhores alunos do concelho e aos funcionários com 25 anos de serviço.

Também no dia 13, às 18h00, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas de VRSA e terminará na Praça Marquês de Pombal.

Ao serão, às 22h00, a Praça Marquês de Pombal recebe um espetáculo de fado com Nádia Catarro, Neusa Brito e Renato Nené.

A programação do dia da cidade encerra com uma projeção de Vídeo Mapping, no edifício da Alfândega (Avenida da República), entre as 22h00 e as 23h30, durante a qual serão feitas alusões à fundação e crescimento de Vila Real de Santo António, bem como aos seus locais e personalidades mais emblemáticos.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *