Estremoz, Évora, Sociedade

1.º Encontro da Prospetiva “Pensar o Futuro, prepara a Mudança” em Évora

CapturarIrá decorrer no próximo dia 11 de setembro, no Auditório da Universidade de Évora, o 1.º Encontro da Prospetiva “Pensar o Futuro, prepara a Mudança”.

Enquadrada no campo dos Future Studies, a prospetiva é uma abordagem interdisciplinar que estuda as mudanças passadas e presentes e procura, através da análise das fontes, padrões e causas da mudança e da estabilidade, desenvolver a capacidade de antevisão e traçar futuros possíveis.

Esta abordagem tem, entre outras, a vantagem de potenciar a concretização de processos sistemáticos e participativos de planeamento das organizações e dos territórios, mediante a recolha de informações e a construção de visões para o futuro a médio e longo prazo, tendo em vista apoiar as tomadas de decisão informada no presente e mobilizar ações comuns focadas num futuro desejável por parte de um coletivo.

O interesse da sociologia pela prospetiva remonta às primeiras décadas do século XX, tornando-se mais visível nos anos 50, através de algumas iniciativas orientadas para prever o comportamento humano. Desde então, este tipo de análise foi-se assumindo crescentemente, ainda que de forma tímida, e sem granjear absoluta unanimidade sobre as suas vantagens, trilhando um caminho pontuado ora por críticas sobre o recurso a este tipo de análise sustentado na previsão castradora do desenvolvimento (mais rápido) das técnicas utilizadas, ora por argumentos favoráveis ao seu uso no âmbito dos processos de análise e tomada de decisão.

Em contextos marcados pela incerteza e pelo risco, como aqueles que vivemos nos últimos anos, as metodologias prospetivas assumem crescente importância no âmbito dos processos de planeamento estratégico. Na Universidade de Évora, e a partir dela, nomeadamente no seio do Pólo de Évora do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH/UNL, (que integra membros das universidades de Évora e do Algarve e dos institutos politécnicos de Beja e de Portalegre) um grupo de docentes e investigadores da área da sociologia implementaram, nos últimos anos, uma linha de trabalho de lecionação e investigação que se traduz na realização de diversos projetos de investigação fundamental e aplicada, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do territórios e das organizações.

É hora de ampliarmos a reflexão e a partilha com a comunidade académica nacional e de expressão em português, e de juntarmos investigadores, decisores políticos e outros atores de territórios lusófonos.

Cremos, por isso, justificar-se a realização do 1.º Encontro de Prospetiva “Pensar o Futuro, Preparar a Mudança”,  com os seguintes objetivos:

  • Promover a prospetiva enquanto abordagem orientada para os estudos sobre o(s) futuro(s) e diversas metodologias que utiliza;
  • Discutir tendências pesadas e emergentes, questões e cenários possíveis, a fim de iluminar as perspetivas que devem preparar os atores e decisores em diversas áreas de intervenção;
  • Divulgar trabalhos/estudos de caso de prospetiva realizados em Portugal, em países lusófonos e outros;
  • Fomentar a constituição e/ou o reforço de redes de investigadores e outros interessados nos domínios da prospetiva.

Propomos à comunidade académica e à sociedade civil a apresentação de comunicações em torno dos seguintes eixos temáticos:

1. Enquadramento e Tendências Pesadas;

2. Prospetiva e Território(s)

3. Prospetiva, Trabalho e Emprego

4. Prospetiva e Tecnologia

5. Prospetiva e Educação

6. Prospetiva, Valores e Estilos de Vida

7. Metodologias de Análise Prospetiva.

Mais informações em http://www.encontroprospetiva2015.uevora.pt/index.php?/event.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *