Montijo, Sociedade

Seminário (Des) Construir a Comunidade no Montijo

galeria municipal_1O Contrato Local de Desenvolvimento Social + do Montijo – Roda Livre promove o seminário “(Des) Construir a Comunidade”, no dia 8 de maio, a partir das 9h45, no auditório da Galeria Municipal.

O evento vai reunir um diversificado conjunto de especialistas em matérias relacionadas com a intervenção social. Estão confirmadas as presenças do ex-ministro Paulo Pedroso, do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e do ex-presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho.

O objetivo principal do seminário é promover a reflexão e o debate sobre as áreas de intervenção do Roda Livre, nomeadamente o emprego e a formação; a intervenção parental e familiar; e a capacitação das instituições e da comunidade.

A sessão de abertura contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da diretora do Centro Distrital de Segurança Social, Ana Clara Birrento, do presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, Padre Lino Maia, e da presidente do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, Catarina Marcelino.

Paulo Pedroso, atualmente professor no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, fará a intervenção inaugural sobre o tema “Emprego, formação e qualificação”.

O painel dedicado à “Intervenção familiar e parental” contará com as presenças de Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações, Fernanda Rodrigues, professora convidada da Universidade Católica e Hélder Costa, professor da Escola Superior de Educação Jean Piaget.

O ex-presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, intervirá no painel “Capacitação das instituições e da comunidade”, juntamente com Elizabeth Costa, da Rede Europeia Anti-Pobreza e João Meneses, professor do ISCTE e da Universidade Católica.

A entrada no seminário é livre, mediante inscrição prévia no seguinte link:  http://goo.gl/forms/j6A5r1aJwT. Mais informações através do email cldsmaismontijo@gmail.com.

O Roda Livre está a ser implementado no concelho do Montijo com o objetivo de promover a inclusão social ativa dos cidadãos de forma multissectorial e integrada pretendendo combater a pobreza persistente, particularmente a infantil no concelho.

Trata-se de um projeto inovador de intervenção social, financiado pelo Instituto da Segurança Social e pelo Programa Operacional de Potencial Humano, promovido pela Câmara Municipal do Montijo, coordenado e gerido pelo Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro e executado em conjunto com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *