Celorico de Basto, Desporto, Saúde

“Maio, mês do coração” arrancou em Celorico de Basto com uma aula de Zumba

_DSC8166Nem a chuva inibiu as pessoas de participarem na primeira iniciativa de “Maio, Mês do Coração” que arrancou oficialmente com uma aula de Zumba. A ação decorreu no Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia, no dia 1 de maio.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto em parceria com a UCC Mãos Amigas, através da Unidade Móvel de Saúde, vão desenvolver uma série de iniciativas, durante o mês de maio, voltadas para a prevenção de doenças cardiovasculares incidindo sobretudo, na prática de exercício físico.

“Temos que atuar no sentido da prevenção. Estas iniciativas são apenas o mote para dar a conhecer à população que a prática de exercício físico regular pode prevenir ou minimizar problemas cardíacos. A nossa UMS tem aqui um papel preventivo e procura chegar o mais próximo da população com campanhas de sensibilização que promovam o bem-estar físico da nossa população” referiu o autarca, Joaquim Mota e Silva.

A ação, e tendo em conta as condições meteorológicas, foi deslocalizada para um espaço coberto o Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia.

“Este tempo é, muitas vezes, inibidor da prática desportiva, apesar de tudo as pessoas aderiram à 1ª atividade de “Maio, Mês do Coração”, referiu Cristina Moreira, Técnica da UMS. “É nossa missão, também, enquanto técnicos da UMS incutir comportamentos saudáveis nos nossos utentes e por consequência na população em geral. Tendo em conta o mote lançado pelo Fundação Portuguesa de Cardiologia para este mês iremos desenvolver várias ações, direcionadas a diferentes públicos, mas todas elas voltadas para a prática de exercício físico”, disse.

A próxima iniciativa incidirá numa aula de dança, pela Academia Pé de Dança, no dia 10 de maio. Dia 22 os idosos serão os visados da iniciativa com uma Mega Aula de Ginástica Sénior. Nos dias 26 e 29, as crianças dos Centros Escolares de Celorico de Basto irão protagonizar uma Mega Aula de Dança/Zumba Kids. O dia 28 é dedicado às IPSS´s do concelho com múltiplas atividades.

Para terminar em grande o “Maio, mês do Coração” irá decorrer a II Heart Run – Corrida/Caminhada pelo Coração, no dia 30. Uma iniciativa que decorre pelo segundo ano consecutivo, com um percurso em formato de coração, e que promete juntar centenas de pessoas para correr ou caminhar pelo coração.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *