Celorico de Basto, Sociedade

CLDS+, Celorico + Social, em parceria com o Agrupamento de Escolas promoveu uma visita ao CITEVE

visita ao citeve (1)Os alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto visitaram, na semana transata, as instalações do CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário de Famalicão, no âmbito do projeto “Pense Indústria Nova Geração”. Uma ação inserida no plano de atividades do Eixo 1- Emprego, Formação e Qualificação, do CLDS+, Celorico+Social, e enquadrado nas ações de Apresentação e Orientação Vocacional e Workshop do Mundo do Trabalho.

Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, assegura a necessidade de formação, com experiências novas e apelativas, que visem de forma concreta, cativar para profissões, muitas vezes, declinadas por fatores vários. “Dar aos alunos do nosso agrupamento a hipótese de conhecer realidades diferentes e profissões emergentes, é uma forma de os ajudar a encontrar o caminho para a vida ativa. Este Centro Tecnológico é a prova de que o mundo têxtil e do vestuário está cada vez mais inovador. É urgente desmistificar a ideia de que este mercado de trabalho é precário, com profissões pouco valorizadas socialmente, pelo contrário, é um mercado repleto de potencialidades, com profissões bem remuneradas. O CLDS+ tem aqui um papel preponderante na orientação e apresentação vocacional”, disse.

No mesmo sentido, a coordenadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, Helena Martinho Costa, reforçou a importância de orientar os jovens para o futuro. “Estas oportunidades são muito importantes e fulcrais para a formação e posterior integração no mercado de trabalho. É preciso criar mecanismos contínuos que valorizem a formação fora da sala de aula. Ter experiências concretas pode fazer a diferença na hora de escolher qual o ciclo de estudos a seguir”, referiu.

Os 40 alunos do agrupamento visitaram uma organização de referência no panorama nacional e europeu, em matéria de promoção da inovação e desenvolvimento da indústria Têxtil e do Vestuário, a missão do CITEVE é apoiar o desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário, através do fomento e da difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de politicas industriais para o sector.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *