Castro Marim, Sociedade

Castro Marim comemorou 41.º Aniversário da Revolução dos Cravos

Arruada_25 abrilCom o intuito de celebrar os valores de Abril e perpetuar na memória de todos a conquista da almejada democracia em Portugal, a Câmara Municipal de Castro Marim dedicou, durante o fim-de-semana, um vasto programa cultural e desportivo às comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril.

Para os alunos das escolas de Castro Marim, as celebrações começaram logo no dia 21, com o espetáculo de teatro “Liberdades”, trazido pelo projeto VATe da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA).

A maior “prova de maturidade democrática”, parafraseando o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, foi no entanto o debate “Refletir o 25 de Abril”,  que decorreu na passada sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com casa cheia. Moderado por José Nunes e João Viegas, diretor e professor do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, neste debate participaram representantes de cada partido político, designados pela Distrital do Algarve, nomeadamente Manuel Afonso do Bloco de Esquerda, Paulo Neto do Partido Comunista Português, José Baía do Partido Socialista, Vitor Hugo do CDS-PP e Bruno Inácio do Partido Social Democrata, também deputado na Assembleia da República. “Para que ABRIL não morra”, como se ouviu entre as intervenções do público, com música de Afonso Dias, numa justa homenagem às letras que mobilizaram a Revolução dos Cravos, “Refletir o 25 de Abril”  foi uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

No dia 25 de abril, sábado, o principal dia das comemorações, o programa arrancou com uma arruada da Banda Musical Castromarinense pelas ruas da vila de Castro Marim. Seguiu-se-lhe o hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho e uma largada de pombos. As celebrações prosseguiram depois num carácter mais lúdico-desportivo, com a realização do Passeio Familiar de Bicicleta em Altura, que reuniu este ano cerca de 40 pessoas, e com o Workshop de Defesa Pessoal, com cerca de 60 participantes, promovido pelo Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube.

O último dia das comemorações do 41º Aniversário do 25 Abril, dia 26 de abril, foi passado entre o Passeio Fotográfico “Pela Nossa Serra”, organizado pelo Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal (CCD), e o Torneio de Sueca no Rio Seco, uma iniciativa do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco.

O programa do 25 de Abril em Castro Marim teve os apoios do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal (CCD), do Clube Recreativo Alturense, da Banda Musical Castromarinense, da Sociedade Columbófila Castromarinense, da Associação Rodactiva e do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *