Celorico de Basto, Tecnologia

Município de Celorico de Basto implementou serviço VOIP

_DSC7081Tendo em conta a aprovação da candidatura “Sistemas de Apoio à Modernização Administrativa dos Municípios do Tâmega e Sousa (SAMA-TS)” o município de Celorico de Basto implementou o serviço VOIP (Voice Over Internet Protocol). O VOIP, instalado durante a semana transata, encontra-se a funcionar em pleno nos serviços da autarquia.

 

O serviço VOIP é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP.

 

“Esta tecnologia permitirá ao município recuperar, no prazo de um ano, o valor investido nas comunicações. Esta intervenção surge no sentido de otimizar os serviços com equipamento de qualidade e ao mesmo tempo permitir a redução de custos nas comunicações de voz”, salientou autarca local, Joaquim Mota e Silva.

 

A redução é conseguida, não só, através do encaminhamento de chamadas para diferentes operadores através da rota de menor custo, mas também porque são criadas ligações IP virtualmente dedicadas entre as instituições aderentes ao serviço, possibilitando a realização de chamadas entre estas sem qualquer custo associado.

 

A aquisição de solução de comunicações integradas baseadas em VOIP apresenta como custo total elegível o valor de 33.495,36 € e uma cobertura financeira assegurada até ao montante de 28.471,06 € de comparticipação FEDER, correspondente a uma taxa de co-financiamento de 85% do custo total elegível.

 

Esta candidatura foi apresentada em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa ao Programa Operacional de Fatores de Competitividade (POFC).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *