Estarreja, Sociedade

InovArraiolos finalista no concurso nacional INOVA – Estarreja

IMG_9917sEstarreja continua a dar cartas na área do empreendedorismo. Vencedora do Concurso de Ideias Jovem Empreendedor de Estarreja 2014/15, a InovArraiolos é finalista no Prémio INOVA Negócio, do Concurso de Ideias INOVA – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI. As duas jovens promotoras da ideia estão a um passo de chegar à final nacional mas antes têm que conquistar o júri na final regional.

 

A InovArraiolos é uma das 6 finalistas que esta sexta-feira, dia 24, em Coimbra, farão a defesa do seu projeto na final regional do concurso. As estudantes estarrejenses Sara Oliveira e Isabel Silva têm nas suas mãos a missão de demonstrar todas as potencialidades da sua ideia, na tentativa de chegar à final nacional do Prémio INOVA Negócio, no valor de 1000 euros e exclusivo para equipas do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Esta categoria valoriza o melhor projeto de inovação, que se traduza num negócio economicamente viável.

 

Ponto de arraiolos com novas aplicações

 

Bolsas para portáteis, capas de cadernos e agendas ou chinelos com ponto de arraiolos. Estas são possíveis aplicações que a InovArraiolos pretende dar ao tradicional ponto de arraiolos. A ideia foi estruturada num plano de negócios durante o Bootcamp de Empreendedorismo, que decorreu no âmbito do Concurso de Ideias Jovem Empreender de Estarreja no início deste ano, sendo promovido pela Câmara Municipal e pelo Agrupamento de Escolas de Estarreja, em parceria com o Instituto “Territórios Criativos”.

 

O INOVA visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais, divide-se em 5 prémios e é dirigido a crianças e jovens que frequentem o 1º,  2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, em escolas públicas, privadas, ou através de centros de formação. Concorreram a esta edição um total de 347 ideias, das quais 143 provenientes da Região Centro.

 

Esta é uma iniciativa conjunta das seguintes entidades: ANQEP – Agência para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P.; DGE – Direção-Geral da Educação; DGEsTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares; IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.; IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.; SCML – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, BIS – Banco de Inovação Social.

 

Final do Concurso de Ideias Start XS da Região de Aveiro

 

A InovArraiolos irá ainda representar o Município de Estarreja na Final do Concurso de Ideias Start XS, que terá lugar no dia 29 de abril, às 14h, no Cine-Teatro de Estarreja. O Concurso de ideias Start XS é uma iniciativa promovida pela IERA – Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, dirigida a alunos do ensino secundário dos onze Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *